Saberes e conhecimentos na educação pós-pandemia

uma construção necessária

Autores

  • Jonas Emanuel Pinto MAGALHÃES Universidade Federal Fluminense UFF/RJ
  • Marise Nogueira RAMOS Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p245-268

Palavras-chave:

Educação para o Século XXI, Pandemia Covid-19, Educação Pós-Pandemia

Resumo

A pandemia do novo coronavírus (SARS-Cov-2) manifesta-se como a maior crise sanitária vivida em um século pela humanidade, mas seus impactos expandem-se para diferentes âmbitos da vida social. Dentre esses estão os múltiplos processos de formação humana, particularmente a educação escolar. Os inevitáveis desdobramentos políticos, econômicos e sócio-culturais desse evento, vivenciado em nível planetário, convida-nos a pensar sobre o papel da educação nesse cenário ainda indefinido, mas que desafiam as projeções e prescrições da chamada “educação para o século XXI”, sustentadas pela apologia ao ideário da pós-modernidade. Neste ensaio, oferecemos nossa reflexão acerca das perspectivas político-pedagógicas que reforçam e/ou redefinem a função social da educação e da escola em razão dos abalos provocados pela pandemia no tempo de longa duração. Sem a pretensão de propor um receituário, assumimos a defesa de preceitos, pressupostos e princípios que devem orientar a formação humana considerando as lições e implicações da pandemia para as futuras gerações.

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Biografia do Autor

Jonas Emanuel Pinto MAGALHÃES, Universidade Federal Fluminense UFF/RJ

Pedagogo da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Marise Nogueira RAMOS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos