MÉTODO PAIDÉIA PARA CO-GESTÃO DE COLETIVOS ORGANIZADOS PARA O TRABALHO

Autores

  • Gustavo Tenório CUNHA
  • Gastão Wagner de Souza CAMPOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2010.v11n1.468

Palavras-chave:

Gestão participativa, co-gestão, método Paidéia

Resumo

Este artigo objetiva apresentar alguns elementos do Método Paidéia de Cogestão de coletivos organizados para a produção de valor de uso, assim como alguns dispositivos correlacionados ao Método e que têm sido experimentados em vários âmbitos organizacionais do Sistema Único de Saúde. Trata-se de um método de gestão do trabalho que tem como pressuposto a construção da democracia organizacional e que tem como objetivo “aumentar a capacidade de análise e intervenção” dos coletivos. Embora a experiência dos autores seja mais restrita ao setor público de saúde, o método de co-gestão não foi desenvolvido exclusivamente para este setor, podendo eventualmente ser aproveitado em outras organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Tenório CUNHA

Doutor em Saúde Coletiva e pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas, São Paulo, Brasil.

Gastão Wagner de Souza CAMPOS

Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Campinas, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-04

Edição

Seção

Trabalho Associado, Cooperativismo, Economia Solidária e Autogestão