Empreendedorismo e privatização da escola pública no município de Nova Iguaçu-RJ

a política educacional no contexto da pandemia

Autores

  • Michelle PARANHOS Universidade Estado do Rio de Janeiro
  • Bruno BENTOLILA Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p181-206

Palavras-chave:

Educação básica, Nova Iguaçu, Privatização, Empreendedorismo

Resumo

O artigo propõe o estudo das políticas educacionais implementadas no contexto da pandemia de COVID-19 no município de Nova Iguaçu-RJ. Sob a justificativa do isolamento social e pela impossibilidade das escolas de manterem-se abertas a partir do início de 2020, as medidas tomadas pelo governo municipalcentraram-se no ensino remoto, na lógica empresarial e na ideologia do empreendedorismo como princípios fundamentais. As tendências nacional e internacional de empresariamento e privatização da escola pública foram assumidas como meta pelo poder executivo local, na figura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que adotou plataformas, pacotes educacionais, pacotes de capacitação docente e materiais didáticos elaborados pela iniciativa privada. Nessa direção, o texto apresenta um panorama das “parcerias” estabelecidas, identificando as empresas e principais sujeitos sociais envolvidos no processo, tendo em vista os desdobramentos da lógica empresarial nas práticas pedagógicas com base nos materiais e atividades definidos para estudantes, professores e professoras de rede pública de educação de Nova Iguaçu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle PARANHOS, Universidade Estado do Rio de Janeiro

Professora da Rede Municipal de Nova Iguaçu e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Bruno BENTOLILA, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Professor da Rede Municipal de Nova Iguaçu e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos