Impasses da educação escolar no contexto da crise pandêmica

questões a partir da experiência do Ceará

Autores

  • Francisca Clara de Paula OLIVEIRA Universidade Regional do Cariri
  • Eveline ALGEBAILE Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p207-222

Palavras-chave:

Ceará, Covid 19, Educação escolar, Desigualdade e Neoliberalismo

Resumo

As reflexões a respeito dos desafios e impasses da educação escolar pública, realizadas neste artigo, reportam-se à atual crise sanitária e econômica vivida pelo Brasil, que tem como dois de seus principais resultados os mais de 500 mil óbitos causados por complicações da COVID 19 (Sars COVID 2) e os mais de 14 milhões de desempregados, configurando um cenário com variadas implicações diretas na escolarização. O artigo tem como objetivo discutir repercussões da pandemia da COVID 19 no Ceará, tendo como campo de análise as conexões entre as medidas adotadas pelo governo do estado no combate à pandemia e sua suficiência num cenário de assimetrias sociais de longa data e de ênfase em melhorias educacionais vinculadas a desempenhos mensuráveis. A hipótese levantada é a de que as ações do governo do estado para enfrentar os efeitos desta pandemia demonstram atenções e esforços que, porém, não dão conta de superar as desigualdades sociais que limitam estruturalmente o acesso à formação escolar e põem facilmente em risco de retrocesso os resultados alcançados na educação básica nas últimas décadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Clara de Paula OLIVEIRA, Universidade Regional do Cariri

Professora Associada da Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, Ceará, Brasil.

Eveline ALGEBAILE, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos