ASPECTOS CONCEITUAIS E PRÁTICOS NA ARTICULAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA COM ECONOMIA SOLIDÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Autores

  • Wagner de Souza Leite MOLINA Universidade Federal de São Carlos
  • Danilo Malta FERREIRA Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Lúcia CORTEGOSO Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2023.v24.e023017

Palavras-chave:

Papel da universidade, Indissociabilidade das atividades-fim da universidade, Extensão, Curricularização, Economia solidária

Resumo

A extensão universitária tem sido objeto de análise e discussão na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), nos Fóruns de Pró-Reitores brasileiros, em diversos meios acadêmicos e, recentemente, ressurgiu com a discussão sobre Curricularização da Extensão Universitária visando atender a necessidade de inclusão nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, conforme exigência das Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Este artigo examina conceitos e práticas universitárias no contexto da Economia Solidária a partir da Incubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP) e seu sucessor: Núcleo Multidisciplinar de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol/UFSCar), como contribuição para superar perspectivas que apartam, e muitas vezes antagonizam ensino, pesquisa e extensão, entendidas aqui como atividades-fim, ou próprias e específicas da Universidade para garantir o cumprimento de seu objetivo de produção de conhecimento. O trabalho inclui a sistematização da história do NuMI-EcoSol e de suas atividades, como: curso de especialização, disciplinas, projetos de pesquisa e de extensão. Finalizando, são evidenciadas contribuições da perspectiva da economia solidária para revisão e aprimoramento de conceitos referentes ao papel da Universidade, sua relação com a sociedade e condições para o desenvolvimento de suas atividades compatíveis com exigências contemporâneas às quais a Ciência deve responder.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wagner de Souza Leite MOLINA, Universidade Federal de São Carlos

    Docente do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da Universidade Federal de São Carlos (NuMI-EcoSol/UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Sociedade (PPGASo/UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

  • Danilo Malta FERREIRA, Universidade Federal de São Carlos

    Docente do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da Universidade Federal de São Carlos (NuMI-EcoSol/UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

  • Ana Lúcia CORTEGOSO, Universidade Federal de São Carlos

    Docente Sênior do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da Universidade Federal de São Carlos (NuMI-EcoSol/UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-11-13

Edição

Seção

Dossiê: Amanhã vai ser outro dia: as múltiplas crises do presente e o papel das iniciativas associativas autogestionárias na reorganização da sociedade

Como Citar

MOLINA, Wagner de Souza Leite; FERREIRA, Danilo Malta; CORTEGOSO, Ana Lúcia. ASPECTOS CONCEITUAIS E PRÁTICOS NA ARTICULAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA COM ECONOMIA SOLIDÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 24, p. e023017, 2023. DOI: 10.36311/1519-0110.2023.v24.e023017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/14949.. Acesso em: 13 dez. 2024.