ASPECTOS CONCEITUAIS E PRÁTICOS NA ARTICULAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA COM ECONOMIA SOLIDÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2023.v24.e023017Palavras-chave:
Papel da universidade, Indissociabilidade das atividades-fim da universidade, Extensão, Curricularização, Economia solidáriaResumo
A extensão universitária tem sido objeto de análise e discussão na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), nos Fóruns de Pró-Reitores brasileiros, em diversos meios acadêmicos e, recentemente, ressurgiu com a discussão sobre Curricularização da Extensão Universitária visando atender a necessidade de inclusão nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, conforme exigência das Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Este artigo examina conceitos e práticas universitárias no contexto da Economia Solidária a partir da Incubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP) e seu sucessor: Núcleo Multidisciplinar de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol/UFSCar), como contribuição para superar perspectivas que apartam, e muitas vezes antagonizam ensino, pesquisa e extensão, entendidas aqui como atividades-fim, ou próprias e específicas da Universidade para garantir o cumprimento de seu objetivo de produção de conhecimento. O trabalho inclui a sistematização da história do NuMI-EcoSol e de suas atividades, como: curso de especialização, disciplinas, projetos de pesquisa e de extensão. Finalizando, são evidenciadas contribuições da perspectiva da economia solidária para revisão e aprimoramento de conceitos referentes ao papel da Universidade, sua relação com a sociedade e condições para o desenvolvimento de suas atividades compatíveis com exigências contemporâneas às quais a Ciência deve responder.
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