O ESPAÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NA PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA-SP

Autores

  • Julia da Silva Gutierrez RUIZ FCL/Unesp Araraquara
  • Leandro Pereira MORAIS FCL/Unesp Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2023.v24.e023015

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Política subnacional, Planos plurianuais, Transversalidade, Economia Solidária

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo observar o histórico de políticas públicas para Economia Solidária (ESOL) presentes no município de Araraquara-SP (uma vez que este é considerado um exemplo de “boas práticas” de políticas públicas de ESOL), observando também, a partir dos Plano Plurianuais Municipais (PPAm), qual o espaço da temática de temas transversais à ESOL dentro da previsão orçamentária municipal, para fazer uma reflexão sobre a quantidade/intensidade dessas políticas públicas e quanto elas ocupam dentro da previsão orçamentária. A metodologia utilizada neste trabalho foi de revisão bibliográfica narrativa e integrativa e, então, uma descrição dos programas e valores presentes nos PPAm de Araraquara referentes às políticas de ESOL e temas transversais. Araraquara-SP é um município que conta com uma grande proposta de políticas públicas subnacionais em ESOL, porém o orçamento para estas políticas ainda é bem limitado: além de ser oscilante (o que demonstra ser uma agenda de governo e não de Estado – e estável), o valor previsto para as políticas de ESOL é muito pequeno em relação ao valor municipal que, assim como as políticas transversais, possui um valor crescente com os passar dos quadriênios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia da Silva Gutierrez RUIZ, FCL/Unesp Araraquara

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2022) e foi Diretora Executiva do Centro Acadêmico "Celso Furtado" em 2020. Atualmente é mestranda de Economia pela mesma instituição e conselheira fiscal titular do CIRIEC Brasil. É vinculada ao Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania da UNESP (NEPESC) desde 2019 e ao Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada da UNESP (GPEA-UNESP) desde 2020. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente no tema de Economia Solidária.

Leandro Pereira MORAIS, FCL/Unesp Araraquara

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001), Especialização em Economia do Trabalho (UNICAMP, 2002) e em Mercado de Trabalho (OIT, Itália, 2006); Mestrado em Economía Social, Desarrollo Local y Emprendedores - Facultad de Ciéncias del Trabajo de la Universidad de Sevilla (2007), Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econômico (Economia Social e do Trabalho) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Docente da PUCCAMP (2007-2016) e da FACAMP (2012-2016) (Graduação) e Pesquisador - Colaborador do Instituto de Economia da UNICAMP (2002-2016). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, Economia Social e do Trabalho, Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial e Elaboração de Diagnósticos Socioeconômicos. Pesquisador do CESIT/UNICAMP em temas de Mercado de Trabalho e Programas de Geração de Emprego e Renda (2002-2008); Consultor do Projeto Novos Paradigmas de Produção e Consumo (2009-2011) e BID Cidades Sustentáveis (2013- 2014), ambos no Instituto Pólis e do Gaia Social (2010-2011) em temas de Elaboração de Indicadores para Avaliação e Monitoramento do ISP. Consultor da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES 2014-16). Representante do Brasil no Observatório Iberoamericano de Emprego e Economia Social (www.oibescoop.org) e Consultor Técnico do Centro de Formação Internacional da OIT/ONU (Itália e Genebra) e do United Nations High Level Political Forum on Sustainable Development. Pesquisador líder do Projeto India-Brazil South-South Research Partnership (OIT-ONU - 2015). Prêmio CORECON - 2002; IPEA CAIXA 2005 e Reconhecimento pelo United Nations Research Institute on Social Development (UNRISD, ONU), 2013. Membro fundador do CIRIEC-BRASIL; Membro Titular do Comitê Científico Internacional do CIRIEC Internacional e Membro da Task Force on SSE nas Nações Unidas (UNTFSSE). Atualmente é Professor Doutor de Economia Brasileira da UNESP - Araraquara, Assessor Científico da FAPESP; Membro Titular da Plataforma Digital sobre a Iniciativa Interuniversitária sobre o Futuro do Trabalho (OIT) e Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania (NEPESC) da UNESP no CNPq.

Downloads

Publicado

2023-11-09

Edição

Seção

Dossiê: Amanhã vai ser outro dia: as múltiplas crises do presente e o papel das iniciativas associativas autogestionárias na reorganização da sociedade