O ESPAÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NA PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA-SP

Autores

  • Julia da Silva Gutierrez RUIZ FCL/Unesp Araraquara
  • Leandro Pereira MORAIS FCL/Unesp Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2023.v24.e023015

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Política subnacional, Planos plurianuais, Transversalidade, Economia Solidária

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo observar o histórico de políticas públicas para Economia Solidária (ESOL) presentes no município de Araraquara-SP (uma vez que este é considerado um exemplo de “boas práticas” de políticas públicas de ESOL), observando também, a partir dos Plano Plurianuais Municipais (PPAm), qual o espaço da temática de temas transversais à ESOL dentro da previsão orçamentária municipal, para fazer uma reflexão sobre a quantidade/intensidade dessas políticas públicas e quanto elas ocupam dentro da previsão orçamentária. A metodologia utilizada neste trabalho foi de revisão bibliográfica narrativa e integrativa e, então, uma descrição dos programas e valores presentes nos PPAm de Araraquara referentes às políticas de ESOL e temas transversais. Araraquara-SP é um município que conta com uma grande proposta de políticas públicas subnacionais em ESOL, porém o orçamento para estas políticas ainda é bem limitado: além de ser oscilante (o que demonstra ser uma agenda de governo e não de Estado – e estável), o valor previsto para as políticas de ESOL é muito pequeno em relação ao valor municipal que, assim como as políticas transversais, possui um valor crescente com os passar dos quadriênios.

Biografia do Autor

  • Julia da Silva Gutierrez RUIZ, FCL/Unesp Araraquara

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2022) e foi Diretora Executiva do Centro Acadêmico "Celso Furtado" em 2020. Atualmente é mestranda de Economia pela mesma instituição e conselheira fiscal titular do CIRIEC Brasil. É vinculada ao Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania da UNESP (NEPESC) desde 2019 e ao Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada da UNESP (GPEA-UNESP) desde 2020. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente no tema de Economia Solidária.

  • Leandro Pereira MORAIS, FCL/Unesp Araraquara

    Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001), Especialização em Economia do Trabalho (UNICAMP, 2002) e em Mercado de Trabalho (OIT, Itália, 2006); Mestrado em Economía Social, Desarrollo Local y Emprendedores - Facultad de Ciéncias del Trabajo de la Universidad de Sevilla (2007), Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econômico (Economia Social e do Trabalho) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Docente da PUCCAMP (2007-2016) e da FACAMP (2012-2016) (Graduação) e Pesquisador - Colaborador do Instituto de Economia da UNICAMP (2002-2016). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, Economia Social e do Trabalho, Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial e Elaboração de Diagnósticos Socioeconômicos. Pesquisador do CESIT/UNICAMP em temas de Mercado de Trabalho e Programas de Geração de Emprego e Renda (2002-2008); Consultor do Projeto Novos Paradigmas de Produção e Consumo (2009-2011) e BID Cidades Sustentáveis (2013- 2014), ambos no Instituto Pólis e do Gaia Social (2010-2011) em temas de Elaboração de Indicadores para Avaliação e Monitoramento do ISP. Consultor da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES 2014-16). Representante do Brasil no Observatório Iberoamericano de Emprego e Economia Social (www.oibescoop.org) e Consultor Técnico do Centro de Formação Internacional da OIT/ONU (Itália e Genebra) e do United Nations High Level Political Forum on Sustainable Development. Pesquisador líder do Projeto India-Brazil South-South Research Partnership (OIT-ONU - 2015). Prêmio CORECON - 2002; IPEA CAIXA 2005 e Reconhecimento pelo United Nations Research Institute on Social Development (UNRISD, ONU), 2013. Membro fundador do CIRIEC-BRASIL; Membro Titular do Comitê Científico Internacional do CIRIEC Internacional e Membro da Task Force on SSE nas Nações Unidas (UNTFSSE). Atualmente é Professor Doutor de Economia Brasileira da UNESP - Araraquara, Assessor Científico da FAPESP; Membro Titular da Plataforma Digital sobre a Iniciativa Interuniversitária sobre o Futuro do Trabalho (OIT) e Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania (NEPESC) da UNESP no CNPq.

Downloads

Publicado

2023-11-09

Edição

Seção

Dossiê: Amanhã vai ser outro dia: as múltiplas crises do presente e o papel das iniciativas associativas autogestionárias na reorganização da sociedade