HOMENS SUJEITOS, MULHERES OBJETOS: O PAPEL DA PUBLICIDADE NA REPRODUÇÃO DA IDEOLOGIA DE GÊNERO

Autores

  • Débora Mendes CAMPOS
  • Fernando CAMPOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2012.v0n9.2287

Resumo

Este artigo trata de uma das formas de desigualdade social existentes entre homens e mulheres. Acredita-se que a permanência dessa desigualdade no cenário social contemporâneo se deve a atuação de uma ideologia de gênero que visa legitimar e reproduzir a ordem hegemônica. A partir da análise de peças publicitárias da televisão aberta, constata-se a presença de estereótipos masculinos e femininos que reforçam a hierarquização dos papéis sociais, que são arbitrariamente atribuídos aos indivíduos masculinos e femininos. Nessa hierarquia a mulher continua a ocupar uma condição subalterna e o homem – burguês branco e heterossexual – permanece em posição de supremacia. A presença constante da publicidade, somada à grande importância que o consumo adquiriu na cultura contemporânea, fizeram da atividade publicitária um dos mais poderosos mecanismos ideológicos da contemporaneidade.

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Edição

Seção

Violência e Minorias Sociais