ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES INFANTIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sandra Regina Gimeniz Paschoal
  • Victor Bath Pereira Nunes Monteiro
  • Maria Aparecida Brandão Bonadio Keppler
  • Thais Pondaco Gonsales
  • Priscila Feliciano Costa
  • Bruna Vilas Boas

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2010.v0n6.1138

Resumo

Os acidentes infantis causam alta morbimortalidade. Embora preveníveis pela educação, são escassos os subsídios para atuar com o tema. O objetivo deste trabalho foi elaborar estratégia educativa sobre prevenção de acidentes infantis para o ensino fundamental. Participaram membros de um Grupo de Pesquisa, escolares de duas salas de 3ª série do ensino fundamental e as professoras. Utilizou-se literatura da área, materiais recicláveis e impressos. Realizaram-se reuniões para definição, elaboração e ensaio da estratégia, no Grupo de Pesquisa, e estudo piloto nas salas de aula. A estratégia resultante foi um Teatro de Fantoches abordando a prevenção de queimaduras infantis, com Folheto Avaliativo do Aluno para antes e após a ação e Questionário Avaliativo do Professor após a ação. Concluiu-se que a estratégia elaborada foi de fácil aplicação e boa aceitação, favorecendo a posterior aplicação e avaliação por professores.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Brandão Bonadio Keppler




Priscila Feliciano Costa



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Seção

Relatos de pesquisas e boas práticas