AS LEITURAS QUE MICHEL FOUCAULT FEZ DE ADAM SMITH: UMA BREVE HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Autores

  • Claudio Vinicius Felix Medeiros Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n11.4560

Palavras-chave:

Filosofia Contemporânea, Filosofia Política, Michel Foucault, Economia Política, Adam Smith

Resumo

São duas as obras de Foucault privilegiadas neste estudo: As palavras e as coisas, de 1966, e Nascimento da biopolítica, de 1979. Uma das razões pelas quais é possível criar linhas diagonais de interpretação entre estes dois momentos da obra de Foucault é que em ambos os textos ele se debruça sobre a economia política de Smith, com um rigor tamanho que nos pareceu possível extrair daí o esboço de uma breve história do pensamento econômico. O objetivo deste artigo é esboçar esta história, definir as condições de emergência da economia política na epistèmê moderna, entender simultaneamente em que medida a economia assumirá a função de base de cálculo que irá impor à razão governamental moderna uma modalidade nova de limitação dos seus desígnios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 9ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

______. Nascimento da biopolítica. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

______. Segurança, território, população. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

______. Sobre a Arqueologia das Ciências. Resposta ao Círculo de Epistemologia. In: Ditos e Escritos II. Org. Manoel B. da Motta. Tradução de Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

SMITH, A. Inquérito sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. Trad. Teodora Cardoso e Luís Cristóvão de Aguiar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.

Downloads

Publicado

2014-06-29

Edição

Seção

Artigos