APALPAR COM O OLHAR: UMA REFLEXÃO SOBRE UMA POSSÍVEL FUNÇÃO HÁPTICA NA OBRA DE MERLEAU-PONTY

Autores

  • Ronaldo Manzi Filho Doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n08.4488

Palavras-chave:

Função háptica, Apalpar com os olhos, Ser visto pelo mundo, Ver e ser visto, Narcisismo da visão, Telepatia

Resumo

Esta análise visa pensar se é possível associarmos Merleau-Ponty com uma tradição que descreve a visão a partir de uma função háptica – uma tradição que enfatiza como a visão é capaz de realizar uma função própria ao tocar. Para isto, retomaremos vários exemplos em que Merleau-Ponty parece flertar com essa possibilidade, seja na descrição de patologias, como na heautoscopia, seja em casos obscuros, como na telepatia, seja na descrição dos pintores, como Marchand, seja na descrição de casos clínicos, como de uma mulher que se sente olhada pelo mundo, etc. No fundo, parece que Merleau-Ponty dá um passo adiante daquela tradição: se nossa nuca queima com o olhar de outrem, isso nos sugere que essa função está incrustada também num olhar que não é o nosso – algo que só é possível se levarmos ao extremo o que a filosofia da carne de Merleau-Ponty nos ensina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DELEUZE, G. Francis Bacon – Logique de la sensation. Paris : Seuil, 2002.

DEVEREUX, G (edit). Psychoanalysis and the occult. London, A condor book, 1953.

FREUD, S. Conferência XXXI – A dissecção da personalidade psíquica. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud vol. XXII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

LACAN, J. Le Séminaire I – Les Écrits Techniques de Freud (1953-1954). Paris: Éditions du Seuil, 1975.

MERLEAU-PONTY, M. Le Concept de Nature; L’animalité, le corps humain, passage à la culture, Vol XVI (BN). Inédito, 1957-1958.

______. Être et Monde, Vol VI et VII (BN). Inédito, 1958-1959.

______. L’Institution, la Passivité. Paris: Belin, 2003.

______. Merleau-Ponty à la Sorbonne. Dijon: Cynara, 1988.

______. La Nature ou le monde du silence, Vol VI (BN : 9587). Inédito, 1957.

______. La Nature – Notes de Cours du Collège de France. Paris: Seuil, 1995.

______. L’OEil et l’Esprit. Paris: Gallimard, 2004a.

______. Phénoménologie de la Perception. Paris: Gallimard, 1967.

______. Résumés de Cours – Collège de France (1952-1960). Paris: Gallimard, 1968.

______. Le Visible et l’Invisible. Paris: Gallimard, 2004b.

PORTMANN, A. Animal forms and patterns – a study of the appearance of animals. Translated by Hella Czech. New York: Schocken Books, 1967.

QUINET, A. Um olhar a mais. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

SCHILDER, P. The Image and Appearance of the Human Body. New York: International Universities Press, 1950.

Downloads

Publicado

2012-12-22

Edição

Seção

Artigos