COGNIÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO EM DIÁLOGO COM A ANALÍTICA EXISTENCIAL

Autores

  • Danrlei Lopes Souza Mestrando em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p127-137

Palavras-chave:

Cognição social, Desenvolvimento, Analítica existencial, Heidegger, Fenomenologia hermenêutica

Resumo

A pretensão deste artigo é de apresentar um panorama geral sobre a possibilidade de entrecruzamento de temas entre a pesquisa em cognição social contemporânea, a psicologia do desenvolvimento e a analítica existencial proposta por Martin Heidegger. Nesse sentido, o trabalho é programático. Analisamos a noção de intencionalidade social (ser-com) como formulada em Ser e Tempo (1927), a discussão sobre cognição social, entre a teoria da mente e a teoria simulacional da mente e o desenvolvimento de intersubjetividade na infância neonatal. Pautamo-nos pela hipótese de que há um mútuo esclarecimento entre o estudo da cognição social, psicologia do desenvolvimento e a analítica existencial, de modo que uma área pode se beneficiar das contribuições de outras - sendo a análise da intencionalidade social na fenomenologia hermenêutica um exemplo desta abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BREMNER, G; WACHS, T. (orgs.) The Wiley-Blackwell handbook of infant development. Oxford: Blackwell, 2010 (2ed.).

FRITH, U; HAPPÉ, F. Theory of mind and self-conciousness: what is it like to be autistic? Mind and Language, v. 14, pp. 1-22, 1999.

GADAMER, H.G. A century in philosophy: Hans-Georg Gadamer in conversation with Riccardo Dottori. New York: Continuum, 2004.

GALLAGHER S. Action and Interaction. Oxford: Oxford University Press, 2020.

______. Mutual enlightment: recent phenomenology in cognitive sciences. Journal of Consciousness studies, 4, No. 3, pp. 195–214, 1997.

______. Taking stock of phenomenological futures. The Southern Journal of Philosophy, v. 50, n. 2, pp. 304-318, 2012.

GALLAGHER, S. JACOBSON, R. Heidegger and Social Cognition. In: KIVERTEIN, J; WHEELER, M. (orgs.). Heidegger and Cognitive Science. New York: Palgrave Macmillan, 2012.

GALLAGHER, S; ZAHAVI, D. The phenomenological mind: an introduction to philosophy of mind and cognitive sciences. London; New York: Routledge, 2008.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Tradução de Fausto Castilho. Petrópolis; Campinas: Ed. Vozes; Ed. Unicamp, 2012.

______. Introdução à filosofia. Tradução de Marco Casanova. Petrópolis: Ed. Vozes, 2008.

HUTTO, D. The Narrative Practice Hypothesis: Origins and Applications of Folk Psychology. Royal Institute of Philosophy supplements, v. 60, pp. 43-68, 2007.

JOHNSON, A. Interpreting infancy: a response to Simms. The Humanistic Psychologist, vol. 22, n.1, pp. 88-97, 1994.

JOHNSON, S. (et al.). Whose gaze will infants follow? The elicitation of gazefollowing in 12-month-olds.Developmental Science, v. 1, n. 2, pp. 233-238, 2002.

MELTZOFF, A.; MOORE, M. Imitation of facial and manual gestures by human neonates. Science, v. 198, n. 4312, pp. 75-78, 1977.

MERLEAU-PONTY, M. The primacy of perception. Trad. James M. Edie. Northwestern University Press: 1964.

NEISSER, U. Two perceptually given aspects of the self and their development. Developmental Review, vol. 11, pp. 197-209, 1991.

PREMACK, D; WOODRUFF, G. Does the chimpanzee have a theory of mind? Behavioral and Brain Sciences, v. 1, 4, 515–526, 1978.

REIS, R. A Fenomenologia da Percepção Animal nos Conceitos Fundamentais da Metafísica. Revista Dissertatio de Filosofia, v. 48, p. 124-144, 2018.

______. Fenomenologia hermenêutica e psicologia experimental do desenvolvimento. Ekstasis: Revista de Fenomenologia e Hermenêutica, 2020.

______. Verdade e sacrifício na intencionalidade social. O Que nos Faz Pensar(PUCRJ), v. 36, p. 145-170, 2015

ROCHAT, P. (org.) Early social cognition: understanding others in the first months of life. London; New York: Psychology Press, 2014.

______. Others in mind: social origins of self-consciousness. New York: Cambridge University Press, 2009.

______. Self-conscious roots of human normativity. Phenomenology and cognitive sciences, vol. 14, n. 4, pp. 741-753, 2015.

______. The infant’s world. Cambridge: Harvard University Press, 2004.

______. Early development of the ecological self. In: DENT-READ, C; ZUKOWGOLDRING P.: Evolving explanations ofdevelopment: ecological approaches to organism-environment systems. American Psychological Association, 1997.

SIMMS, E. The infant’s experience of the world: Stern, Merleau-Ponty and the phenomenology of the preverbal self. The Humanistic Psychologist, vol. 21, pp. 27-40, 1993.

VASTERLING, V. Heidegger's hermeneutic account of cognition. Phenomenology and the Cognitive Sciences, v. 14, n. 4, pp. 1145-1163, 2015.

VINCINI, S; GALLAGHER, S. Developmental phenomenology: examples from social cognition, Continental Philosophy Review, v. 54, n. 2, pp. 183-199, 2021.

VARELA, F; THOMPSON, E; ROSCH, E. The embodied mind. Cambridge: MIT Press, 2016.

ZAHAVI, D. Self and other. Oxford: Oxford University Press, 2014.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Edição

Seção

Artigos