É POSSÍVEL ADAPTAR A FILOSOFIA PARA O SISTEMA EAD?

Autores

  • Ana Karine Braggio Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Tomás Farcic Menk Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p363-383

Palavras-chave:

Ensino, Modalidade de ensino, Ensino de filosofia, Ensino Presencial, Ensino a Distância

Resumo

Nesse artigo, os autores propõem uma reflexão sobre a adaptação do ensino de filosofia para a modalidade de ensino a distância. Justifica-se a necessidade de refletir sobre essa temática principalmente no contexto da pandemia da Covid-19. O isolamento social afetou o sistema de ensino presencial e instrumentos legais e normativos passaram a ser editados, possibilitando que atividades pedagógicas a distância seja computada para fins de cumprimento da carga horária mínima anual obrigatória, constante na legislação brasileira. Assim, surge a questão: é possível adaptar o ensino de filosofia para a modalidade de ensino a distância? Essa problemática poderia se desdobrar para qualquer tipo de disciplina; optou-se pelo ensino de filosofia por ser a área de atuação dos autores. Por tanto, nesse trabalho, recuperou-se o significado de educação, ensino, modalidades de ensino, ensino presencial, ensino a distância e ensino de filosofia. Analisando as diretrizes para o ensino brasileiro e principalmente duas produções internacionais, um estudo empírico francês e um relato norte-americano, respectivamente da professora Muriel Briançon e do professor Harry Brighouse, observou-se a necessidade da sincronicidade temporal entre professor e alunos, não como modo essencial de desenvolver a reflexão filosófica, mas como modo possível para o contexto em que o isolamento social é fundamental.

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Publicado

2021-11-17

Edição

Seção

Artigos