"A IDADE HERMENÊUTICA DA RAZÃO" DE JEAN GREISCH

Autores

  • Pedro Calixto Ferreira Filho Professor Adjunto do Departamento de Filosofía da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  • Thiago Luiz de Sousa Doutorando em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n37.p207-220

Palavras-chave:

Hermenêutica, Jean Greisch, Razão hermenêutica

Resumo

Jean Greisch3 (1942-), ainda pouco conhecido no Brasil, é um filósofo e professor luxemburguês. Realizou seus estudos em filosofia e teologia em seu próprio país, completando-os com um doutorado em filosofia, no Instituto Católico de Paris, onde defendeu sua tese sobre Martin Heidegger. Suas principais pesquisas estão relacionadas com as problemáticas contemporâneas da ontologia, da hermenêutica e da religião. Em A idade hermenêutica da razão, instigado em como a hermenêutica se inseriu no coração da filosofia ao ponto de hoje tratarmos como corrente filosófica o que, antes, era uma disciplina auxiliar, Greisch analisa três sentidos possíveis da expressão razão hermenêutica: (i) o sentido descritivo, onde é realizada uma investigação histórica; (ii) o sentido crítico, onde se analisa os debates que envolve tal expressão; (iii) o sentido heurístico, onde ele questiona o quanto esta expressão implica ou não em uma ideia própria de razão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-03

Edição

Seção

Tradução