ACERCA DAS NOÇÕES DE AMIZADE E AMOR: CONTRASTES ENTRE ARISTÓTELES E KIERKEGAARD

Autores

  • Jadson Teles SILVA (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n08.4482

Palavras-chave:

Aristóteles, Kierkegaard, Amizade, Amor.

Resumo

Este artigo visa apresentar as noções de amizade presentes na Ética Nicomaquéia de Aristóteles, e seus desdobramentos e contrastes encontrados na filosofia moderna de Søren Kierkegaard, notadamente em As Obras do Amor. Apesar das distintas épocas, tanto Aristóteles como Kierkegaard colocaram questões que visavam entender as relações entre os homens, ou
seja, a perspectiva de ambos era entender e fundamentar os princípios que norteiam as ações humanas. De inicio poder-se-ia indagar como as concepções da era pagã podem encontrar ecos na filosofia cristã do dinamarquês, mas apesar dos distintos paradigmas culturais, notamos que as noções de ética antiga foram basilares para a concepção ético-religiosa de Kierkegaard.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jadson Teles SILVA (UnB)

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos