Influência do Apoio dos Pais e Encarregados de Educação no Desempenho Escolar dos Educandos em Moçambique

Autores

  • Octávio José ZIMBICO Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • José de Inocêncio Narciso COSSA Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.11.p175

Palavras-chave:

Influência, Envolvimento dos pais, Desempenho escolar

Resumo

Este texto apresenta resultados baseados em dados recolhidos em estudo de caso realizado na Escola Comunitária Nossa Senhora do Livramento (ECNSL), Município da Matola, Sul de Moçambique. A ECNSL tem o ensino primário e secundário e fica localizada numa zona suburbana, de construções precárias e difícil acesso, onde a maioria das famílias é de baixa renda. Partindo da nossa experiência profissional, nesta escola tem havido fraco apoio dos pais e encarregados de educação, o que resulta em fraco aproveitamento escolar, indisciplina e desistências. Este texto divide-se em cinco partes, com o objetivo de perceber em que medida o apoio dos pais influencia no desempenho escolar dos educandos. Nesta ordem de ideias, o estudo propôs-se a responder à seguinte pergunta: de que forma o papel dos pais é compreendido e interpretado tanto pelos professores, pela direção da ECNSL e pelos próprios pais?

Recebido em: 03/01/2017.
Aprovado em:07/05/2018.

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Biografia do Autor

Octávio José ZIMBICO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e docente na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. E-mail: o.zimbico@gmail.com.

José de Inocêncio Narciso COSSA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e docente na Academia de Ciências Policiais, Moçambique. E-mail: josecossa81@gmail.com.

Referências

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Publicado

2018-05-25

Como Citar

ZIMBICO, O. J., & COSSA, J. de I. N. (2018). Influência do Apoio dos Pais e Encarregados de Educação no Desempenho Escolar dos Educandos em Moçambique. Educação Em Revista, 19(1), 175–186. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.11.p175

Edição

Seção

Artigos