Relações entre Pares e Violência na Escola: Percepções de Estudantes Paraenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.08.p121

Palavras-chave:

Juventude, Violência, Escola

Resumo

Este estudo investigou as percepções de jovens sobre o apoio na escola e sobre as relações entre seus pares, bem como as situações de violência, caracterizando os principais autores e tipos de violência. Participaram 658 jovens de 13 a 24 anos, de ambos os sexos, que cursavam entre a 7ª série do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio de 10 escolas públicas de Belém. Os resultados indicaram que as percepções sobre as relações com a escola se dão de forma positiva, em contrapartida a variável confio nos colegas da escolaaparece com a média mais baixa. Quanto à exposição à violência na comunidade, os dados demonstraram que os colegas de escola se destacam em três das cinco variáveis acerca dos tipos de violência, a saber: ameaça ou humilhação, soco ou surra e mexeu no meu corpo contra a vontade, respectivamente.

Recebido em: 30/08/2016.
Aprovado em: 27/03/2018.

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Biografia do Autor

Gisely Josiara Ferreira MOURA, Universidade Federal do Pará

Pedagoga, Universidade Federal do Pará Endereço eletrônico: giselyjfmoura@yahoo.com.br

Lucia Isabel da Conceição SILVA, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do comportamento. Docente da Universidade Federal do Pará. Endereço eletrônico: luciaisabel@ufpa.br

Tatiene Germano Reis NUNES, Universidade Federal do Pará

Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Universidade Federal do Pará. Endereço eletrônico: tatienegermano@gmail.com

Rosely Cardoso MAIA, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação. Universidade Federal do Pará. Endereço eletrônico: ly-maia@hotmail.com

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Publicado

2018-05-25

Como Citar

MOURA, G. J. F., SILVA, L. I. da C., NUNES, T. G. R., & MAIA, R. C. (2018). Relações entre Pares e Violência na Escola: Percepções de Estudantes Paraenses. Educação Em Revista, 19(1), 121–136. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.08.p121

Edição

Seção

Artigos