O CAMINHO DA RAZÃO E DA ESPERANÇA: O PENSAMENTO SOCIAL DE CELSO FURTADO– DESENVOLVIMENTO, PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.06.p73

Palavras-chave:

Plano Trienal, Plano Nacional de Educação, Intelectuais

Resumo

Este artigo trata do pensamento social de Celso Furtado e de suas contribuições na interpretação sobre o Brasil, sua trajetória como intelectual, idealizador e gestor da SUDENE, além de sua experiência como o primeiro ministro da República na pasta do Planejamento. Em suas reflexões, cuidou especialmente em discutir a função estratégica do fator humano, elemento que o aproximou da questão educacional e de seus problemas do país. Furtado foi responsável pela construção do Plano Trienal, no Governo Jango, conjugando no setor Educação o Plano Nacional de Educação (1962), conviveu com Darcy Ribeiro, o então Ministro da Educação e Anísio Teixeira, membro do Conselho Federal de Educação e relator do documento final do P.N.E. O ideário de Celso Furtado, mesmo com a ênfase nas análises sócio-histórico-econômicas, não deixou de pensar a Educação como uma das bases para o desenvolvimento nacional.

Recebido em: 19/02/2016.
Aprovado em: 24/02/2017.

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LINCOLN DE ARAÚJO SANTOS

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Publicado

2017-06-12

Como Citar

SANTOS, L. D. A. (2017). O CAMINHO DA RAZÃO E DA ESPERANÇA: O PENSAMENTO SOCIAL DE CELSO FURTADO– DESENVOLVIMENTO, PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO NO BRASIL. Educação Em Revista, 18(1), 73–92. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.06.p73

Edição

Seção

Artigos