TÉCNICA E ENSINO: UM DILEMA EXISTENCIAL OU ÉTICO POLITICO?

Autores

  • Jonas Rangel ALMEIDA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.08.p97

Palavras-chave:

Técnica. Tecnologias, Educação, Cuidado, Ética

Resumo

O objetivo deste texto é discutir quais os efeitos que a técnica e seus desdobramentos incidem sobre o ensino e as práticas educativas na escola contemporânea. Compreende-se que esse processo produz uma série de dilemas, cujos efeitos estão se tornando perceptíveis atualmente para a atuação dos educadores. Quais são as formas de tratamento, de atenção e de cuidados mais acertados nessa relação com a técnica em um mundo em que seus desdobramentos ameaçam diluir as fronteiras estabelecidas em torno da autoridade pedagógica e da disciplina escolar? Para pensar esse problema confrontam-se as diferentes interpretações dessa questão na obra de Heidegger e de Foucault. De um lado, Heidegger oferece um caminho pelo pensamento que necessariamente passa pelo cuidado ontológico, pela angústia de ser-no-mundo e de uma relação mais atenta com a técnica; e, de outro, Foucault ao problematizar a questão do cuidado com a verdade nos mostra como essa relação implica uma problematização das práticas de assujeitamento e dos modos de subjetivação na cultura ocidental. Dessa maneira, espera-se neste exercício pensar de que modo o problema da técnica estabelece relações com o desenvolvimento das formas de ensino clariicando os impasses colocados ao papel dos educadores auxiliandonos buscar formas alternativas de ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Rangel ALMEIDA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2016-09-06

Como Citar

ALMEIDA, J. R. (2016). TÉCNICA E ENSINO: UM DILEMA EXISTENCIAL OU ÉTICO POLITICO?. Educação Em Revista, 17(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.08.p97

Edição

Seção

Artigos