Os Momentos de cuidado na educação de bebês e crianças pequenas

situações potenciais de aprendizagem e desenvolvimento humano

Autores

  • Jessica Gomes Graduanda em Pedagogia - Unesp - Marília
  • Elieuza Aparecida de Lima Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília
  • Tatiana Schneider Vieira de Moraes Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p197

Palavras-chave:

Educação Infantil, Cuidado e educação de bebês, Teoria histórico-cultural

Resumo

O cuidado e a educação são ações indissociáveis estruturantes do currículo na Educação Infantil, principalmente nas escolas dedicadas aos bebês e crianças pequenas. Este argumento científico orientou os encaminhamentos de pesquisa bibliográfica dirigida a investigar e compreender o papel e o valor dos momentos de cuidado aos bebês e às crianças pequenas, ofertados pelas Escolas de Educação Infantil, como situações potenciais de aprendizagem e desenvolvimento. A partir da investigação, verificou-se que as ações de cuidado são potencialmente humanizadoras porque podem se tornar profícuas para a relação do bebê com o meio social, configurando condições efetivas para a construção de sua identidade e seu desenvolvimento intelectual e emocional. Nesta direção, estudos reunidos apontam para o papel e o valor dos momentos de cuidado e educação para a aprendizagem do uso convencional dos objetos e apropriações de práticas culturais, envolvendo, dentre outros, o desenvolvimento alimentar e nutricional, e afirmando a unidade cuidar-educar como fundamental para a promoção de uma Educação Infantil humanizadora.

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

Gomes, J., Aparecida de Lima, E., & Schneider Vieira de Moraes, T. (2022). Os Momentos de cuidado na educação de bebês e crianças pequenas: situações potenciais de aprendizagem e desenvolvimento humano. Educação Em Revista, 23(1), 197–216. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p197

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