Um olhar pedagógico no ensino técnico de nível médio

Autores

  • Theoffillo Da Silva Lopes Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda Da Rocha Moura Universidade Federal da Paraíba
  • Karine Da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Sonia Keilany Leite De Lima Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p53

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Educação, Ensino Técnico

Resumo

O presente artigo configura-se como um relato de experiência de atuação da Coordenação Pedagógica no Ensino Profissional Técnico de Nível Médio, na Escola de Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba, salientado os desafios enfrentados e as estratégias traçadas para superação dos mesmos. O trabalho é apresentado sob a ótica de quatro dimensões que perpassam os processos educacionais: o currículo, entendido como um articulador entre a teoria e a práxis educativa, buscando atender as habilidades e as competências exigidas pelas legislações regulamentadoras do Ensino Técnico; o planejamento, promovendo a intermediação de uma compreensão de que o processo de ensino se inicia desde o planejar, em consonância com o currículo e os resultados esperados do processo de ensino aprendizagem; a avaliação, na promoção de suporte didáticopedagógico, enfatizando a avaliação de forma qualitativa, diante de uma cultura de quantificação da aprendizagem; e orientação educacional e pedagógica, onde se estabelece um canal de comunicação entre os setores da instituição e todos os atores envolvidos, proporcionando o desenvolvimento dos objetivos traçados. Nesse sentido, a atuação pedagógica no Ensino Técnico torna-se eficaz naquilo para o qual se propõe, a busca de
um satisfatório processo de ensino aprendizagem.

Recebido em: 04/07/2020.
Aprovado em: 07/11/2020

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Biografia do Autor

Theoffillo Da Silva Lopes, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação - PPGE/UFPB; professor de Educação Básica I, da EJA, da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Amanda Da Rocha Moura, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação (Universidade Federal da Paraíba).

Karine Da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduanda em Pedagogia (UFPB); experiência profissional como Auxiliar de Coordenação Pedagógica.

Sonia Keilany Leite De Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Lopes, T. D. S., Moura, A. D. R., Silva, K. D., & Lima, S. K. L. D. (2021). Um olhar pedagógico no ensino técnico de nível médio. Educação Em Revista, 22(1), 53–66. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p53

Edição

Seção

Artigos