Psicologia na escola

a violação dos direitos humanos e a construção da subjetividade no contexto escolar

Autores

  • Merie Bitar Moukachar Universidade do Estado de Minas Gerais/Faculdade de Educação - Belo Horizonte
  • Thais Alves de Paula Centro Universitário UNA de Belo Horizonte https://orcid.org/0000-0002-8478-3668

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p127-144

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Escola, Subjetividade

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo tema central foi a violação dos direitos humanos e a construção da subjetividade no contexto escolar considerando a contribuição da Psicologia. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como o exercício desses direitos influencia na construção da subjetividade nas escolas e o papel da Psicologia nesse contexto. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e foram consultados livros, monografias e artigos sobre o tema, na perspectiva da Psicologia Sócio histórica, tomando Vygotsky como referência central. Como resultados, vimos que a subjetividade se constitui a partir do contexto material, político, econômico, histórico e social. A escola foi o recorte para a investigação, por ser aqui compreendida como um espaço sociocultural que cumpre também uma função social e de transformação dos sujeitos. Identificamos os direitos das crianças e adolescentes a partir da legislação brasileira e constatamos que seu exercício ou violação pode ocasionar efeitos na construção da subjetividade. Assim, destacamos a importância do profissional da Psicologia nas escolas e nas Políticas Públicas de Educação, considerando seu papel e compromisso social, com a população brasileira menos favorecida e com a garantia do exercício dos direitos humanos no ambiente escolar.

Recebido em: 06/10/2020.
Aprovado em: 25/11/2020.

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Biografia do Autor

Merie Bitar Moukachar, Universidade do Estado de Minas Gerais/Faculdade de Educação - Belo Horizonte

Doutorado em Educação (UFMG, 2013) e Pós-Doutorado, com projeto aprovado pela Fapemig e vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2014-2015); professora com cargo efetivo na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Thais Alves de Paula, Centro Universitário UNA de Belo Horizonte

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UNA (2019); atualmente, atua em área clínica como psicoterapeuta.

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Publicado

2021-03-05

Como Citar

Moukachar, M. B., & Paula, T. A. de. (2021). Psicologia na escola: a violação dos direitos humanos e a construção da subjetividade no contexto escolar. Educação Em Revista, 22(esp), 127–144. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p127-144

Edição

Seção

Artigos