Trajetória, avanços e perspectivas da EJA face à BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.05.p51

Palavras-chave:

EJA. Currículo. BNCC

Resumo

Este artigo propõe refletir a respeito das implicações da não inclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada em dezembro de 2018. Neste sentido, propõe-se incitações relativas ao currículo dos educandos da EJA, visto que os mesmos não aparecem nos documentos que nortearão o currículo da Educação Básica Nacional. Para tanto, foi realizada uma breve revisão documental e bibliográfica de artigos, livros, leis, decretos, entre outros documentos que respaldam tanto a trajetória histórica quanto a legislatória, da criação à aprovação da Base. Por conseguinte, traçou-se o mesmo percurso para a EJA, ressaltando seus percalços, avanços e desafios vivenciados. Após as análises dos documentos prós e contras a construção da Base, percebeu-se que a mesma não contempla a EJA, modalidade de ensino, que requer um currículo específico que considere as diversidades e especificidades de seu público. Por fim, conclui-se que a EJA não é tratada no texto da Base ficando a construção de seu currículo a cargo dos sistemas educacionais Municipais e Estaduais sem nenhum tipo de documento norteador que a resguarde.

Recebido em: 31/03/2020.
Aprovado em: 09/05/2020.

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Biografia do Autor

Kely Rejane Souza Anjos Carvalho, Sra, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Educação na Amazônia - EDUCANORTE

Mestre em Educação pelo PPGE/UFT

Licenciada em Pedagogia pela UFT

Ciro Ferreira de Carvalho Júnior, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Professor em Instituto Federal do Tocantins

Mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador - UNIFACS

Jocyleia Santana Santos, Sra, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduação em História pela Universidade Católica de Goiás, Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor associado III da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFT/CAPES. Coordenadora local do Doutorado em Educação PGDEA/ Educanorte. Coord. Local do PROCAD AMAZONIA/UFT/CAPES/UFRN

Graciene Reis Sousa, Sra, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Graduação em História pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestrado Profissional em Educação - Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora PEBTT do Instituto Federal do Tocantins.

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Publicado

2020-07-03

Como Citar

Carvalho, K. R. S. A., Carvalho Júnior, C. F. de, Santos, J. S., & Sousa, G. R. (2020). Trajetória, avanços e perspectivas da EJA face à BNCC. Educação Em Revista, 21(2), 51–64. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.05.p51

Edição

Seção

Artigos