A Base Nacional Comum Curricular e seus impactos na formação continuada de professores da Educação Básica

Autores

  • Adrinelly Lemes Nogueira Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-0311-0737
  • Maria Célia Borges Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-5445-023X

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.04.p37

Palavras-chave:

BNCC, Formação continuada, Educação Básica

Resumo

A formação continuada é de suma importância para o desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores. Tal formação passou a ser sustentada pelos princípios da BNCC, promulgada em 22 de dezembro de 2017, pela Resolução CNE/CP nº2. Mas, diante da normalização da BNCC que padroniza as dinâmicas curriculares, como a formação continuada tem assumido seu papel? Neste texto objetiva-se refletir sobre os impactos da BNCC sobre a formação continuada de professores da Educação Básica. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na abordagem crítico-dialética por considerar a realidade e a totalidade concreta de forma crítica-reflexiva. Os resultados evidenciaram que a BNCC poderá trazer consequências ainda mais danosas para a formação continuada de professores. Conjectura-se que os professores têm deixado de serem os protagonistas de sua formação e atuação, e a BNCC veio reafirmar esse pressuposto neoliberal que tem sido propagado na sociedade.

Recebido em: 14/03/2020.
Aprovado em: 08/05/2020.

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Biografia do Autor

Adrinelly Lemes Nogueira, Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação (UFU); professora na Rede Municipal de Educação de Uberaba.

Maria Célia Borges, Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Pedagogia na Faculdades Integradas de Uberaba. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior, Psicopedagogia e Fundamentos da Educação. Mestrado em Educação pela UFU. Doutorado pela PUCSP no Programa de Educação/Currículo. Pós-doutorado em Educação pela FEUSP, no programa do Dpto. Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Atualmente é Professora ASSOCIADA na Universidade Federal de Uberlândia, FACED, em Uberlândia-MG. Foi professora adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG, por mais de 5 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas de Formação de professores,Ensino Superior e Didática. Pesquisa e publica sobre os seguintes temas: Formação de Professores, Políticas Educacionais, Gestão Democrática; Educação Superior; Qualidade de Ensino e Inclusão Educacional e Social. Leciona nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Foi coordenadora Institucional do PIBID/UFTM de 2009 a 2013. Coordenação Pibid Gestão UFU/Pontal de 2016 a 2018. Participa em congressos com apresentação de trabalhos em várias regiões do País. Desenvolve pesquisa com projetos aprovados e financiados pela FAPEMIG e CNPQ. Docente Permanente no Programa de Pós graduação Mestrado em Educação da Universidade de Uberlândia (UFU) linha Estado, Políticas e Gestão em Educação. Docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),Linha Formação de professores e cultura digital. Integante do GPEFORM / Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Formação de Professores e GEPPOPE / Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas . 

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Publicado

2020-07-03

Como Citar

Nogueira, A. L., & Borges, M. C. (2020). A Base Nacional Comum Curricular e seus impactos na formação continuada de professores da Educação Básica. Educação Em Revista, 21(2), 37–50. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.04.p37

Edição

Seção

Artigos