Jogos verbais em um livro ilustrado: competência literária e ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.05.p59

Palavras-chave:

Livro ilustrado, Literatura Infantil, Ensino

Resumo

Este estudo consiste na análise de um livro ilustrado que apresenta e sugere ao leitor divertidos e espirituosos jogos verbais, brincadeiras com as palavras, bem como uma mistura entre línguas. Esses jogos funcionam como uma espécie de convite à criação, por parte do leitor, à medida em que este aprecia e se diverte com a obra. A análise apresenta os modos como se estabelecem a criação e o funcionamento linguístico desses jogos de linguagem, que constituem um adorável exercício de alteridade linguística e de inovação. Argumenta-se que esse exercício pode contribuir significativamente para a competência literária do leitor, bem como para o ensino dessa competência. A análise é feita considerando-se a noção de significante, conforme inicialmente descrito por Ferdinand de Saussure ([1916] 1995), e posteriormente redefinido por Jacques Lacan ([1955-56] 1998a, [1956-57] 1988b, [1964] 1988c, 1998).

Recebido em: 03/12/2019.
Aprovado em: 10/03/2020.

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Publicado

2020-04-27

Como Citar

Murce Filho, N. F. (2020). Jogos verbais em um livro ilustrado: competência literária e ensino. Educação Em Revista, 21(01), 59–74. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.05.p59

Edição

Seção

Artigos