Um estudo das produções científicas sobre a atuação do PIBID/UNESP na formação inicial de professores

Autores

  • Bruna Rafaela Batista Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Araraquara
  • Luci Pastor Manzoli Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p119

Palavras-chave:

PIBID, UNESP, formação inicial de professores

Resumo

A formação inicial de professores tem se constituído como uma das principais fontes de investigação de análise e compreensão do desenvolvimento deste profissional. Tendo em vista a importância da docência para a sociedade, este estudo enfatiza o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que tem se apresentado como uma ação que visa incentivar essa formação, buscando a valorização e o reconhecimento da docência. Para tanto, o objetivo foi identificar e analisar teses e dissertações sobre a atuação do PIBID/Unesp na formação inicial de professores, sendo este estudo de abordagem qualitativo e de natureza bibliográfica. Foram analisadas 06 produções científicas sendo possível identificar que as pesquisas dessa temática ocorreram a partir de 2013 junto aos programas de pós-graduação em Educação Escolar, Educação Matemática e Educação. As produções analisadas apontaram que os principais resultados da atuação do PIBID/Unesp na formação inicial de professores foram as reflexões e vivências proporcionadas pelo ambiente educacional, o desenvolvimento de ações colaborativas e as trocas de experiências. Diante disso, pode-se concluir que o PIBID/Unesp tem atuado de forma favorável na formação inicial de professores e que suas ações e desenvolvimento tem se  aproximado aos objetivos propostos pelas diretrizes de formação docente.

Recebido em: 04/09/2019.
Aprovado em: 12/11/2020

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Biografia do Autor

Bruna Rafaela Batista, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Araraquara

Doutoranda e Mestre em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) Universidade Estadual Paulista - Araraquara. Graduada em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Luci Pastor Manzoli, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Araraquara

Professora doutora na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP-SP e Mestrado em Educação Especial pela Universidade de Boston (Boston University - USA). 

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Batista, B. R., & Manzoli, L. P. (2021). Um estudo das produções científicas sobre a atuação do PIBID/UNESP na formação inicial de professores. Educação Em Revista, 22(1), 119–136. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p119

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