A Apropriação do Ruralismo Pedagógico e a Materialidade da Escola Rural no Estado de Sergipe (1947 – 1951)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.02.p9

Palavras-chave:

Ruralismo pedagógico, Escola rural, Materialidade escolar

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a apropriação do pensamento ruralista no estado de Sergipe por parte de políticos e educadores, bem como as transformações da materialidade da escola rural, no arco temporal que compreende 1947 – 1951. Assim sendo, tomamos como fonte os relatos orais de cinco professoras aposentadas. Chegamos até elas por intermédio do projeto de pesquisa “Memória Oral da Educação Sergipana”. Para realizar as entrevistas, utilizamos a metodologia da História Oral, seguimos as experiências realizadas por Alberti (2012). Também tomamos enquanto fontes: Mensagens de Governadores do estado, publicações da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), a obra “Educação em Sergipe” de Nunes Mendonça, publicações de Acrísio Cruz, fotografias, entre outros.

Recebido em: 05/12/2016.
Aprovado em: 21/02/2018.

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Biografia do Autor

Rony Rei Nascimento SILVA

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com bolsa CNPq. Endereço eletrônico: ronysocial@hotmail.com.

Ilka Miglio MESQUITA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora PPG I da Universidade Tiradentes (Unit). Endereço eletrônico: ilkamiglio@gmail.com.

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Publicado

2018-05-25

Como Citar

SILVA, R. R. N., & MESQUITA, I. M. (2018). A Apropriação do Ruralismo Pedagógico e a Materialidade da Escola Rural no Estado de Sergipe (1947 – 1951). Educação Em Revista, 19(1), 9–32. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.02.p9

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Seção

Artigos