Por uma Pedagogia Crítica: reflexões sobre algumas tendências em educação

Autores

  • Lenita Maria Junqueira Schultz

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2001.v2n1.670

Palavras-chave:

pedagogia crítica, escola, escolarização, massificação escolar.

Resumo

Este artigo consiste em uma leitura das reflexões de autores como Giroux (1983), Luckmann e Berger (1985), Forquin (1993), Lobrot (1992) e outros estudiosos preocupados com a construção de uma pedagogia crítica, radical, abrangente, que considere a sociologia, a história, centrados em uma perspectiva criativa e autônoma e no poder transformador da ação humana em contraposição com o paradigma tradicional pedagógico. Contempla, nesse contexto, a influência da escola na crise cultural da sociedade hoje. Refere-se a alguns frankfurtianos e outros escritos científicos recentes sobre o tema; à nova sociologia da educação e sua relação com a delimitação do conteúdo escolar como um recorte na cultura. Ressalta a necessidade da formação adequada de professores, coerente com uma pedagogia crítica. Proporciona uma visão da expansão quantitativa da escolarização em detrimento de seu crescimento qualitativo. Conclui sugerindo a luta contra a massificação escolar, as discriminações, os preconceitos. Propõe a produção de pesquisas que promovam uma pedagogia crítica ao alcance dos oprimidos.

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Publicado

2021-09-09

Como Citar

Schultz, L. M. J. (2021). Por uma Pedagogia Crítica: reflexões sobre algumas tendências em educação. Educação Em Revista, 2(1), 110–128. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2001.v2n1.670

Edição

Seção

Artigos