INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA QUESTAo DE GENERO?

Autores

  • Maria de Fátima Salum Moreira
  • Lilian Piorkowsky dos SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2002.v3n3.2151

Resumo

este artigo apresenta os resultados da pesquisa em que 0 fen6meno da indisciplinaoi problematizado, a partir de suas posslveis inter-relalioes com as distinlioes de genero queao produzidas na e pela escola. Atraves do estudo das sans;oes disciplinares ali realizadas, dasbservalioes em sala de aula e da realizaS;ao de entrevistas, foi posslvel discutir, entre outros,19uns importantes aspectos desse processo: diferenlias e semelhanlias entre as pniticas derofessores e de professoras, 0 modo como as manifestas;oes da sexualidade do(a)s aluno(a)sao vistas e tratadas pelo(a)s professore(a)s, e, ainda, a coerencia, ou nao, entre aquilo que(a)s professore(a)s declaram conceber como indisciplina e as suas pn'iticas e atitudes efetivas,diante do comportamento do(a)s aluno(a)s.

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

Moreira, M. de F. S., & SANTOS, L. P. dos. (2021). INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA QUESTAo DE GENERO?. Educação Em Revista, 3(3). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2002.v3n3.2151

Edição

Seção

Artigos