A importância da avaliação emancipatória na educação profissional e tecnológica

Autores

  • Angela Valéria de Amorim Instituto Federal de Pernambuco
  • José Alex Alves dos Santos IFPE
  • Iraneide Nascimento dos Santos Instituto Federal de Pernambuco
  • Humberto Beltrão da Cunha Júnior Instituto Federal de Pernambuco
  • Heloisa de Melo Rodrigues Instituto Federal de Pernambuco
  • Daniele Claudino Maciel Instituto Federal de Pernambuco
  • Jéssica Priscila Rivas dos Santos Instituto Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p305

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, avaliação emancipatória, educação profissional

Resumo

Este artigo tem o objetivo de trazer uma reflexão sobre a importância da avaliação emancipatória na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). A avaliação é uma ferramenta de julgar e classificar o sujeito, com base principalmente nos resultados obtidos por ele. Numa concepção mais abrangente, na Educação  Profissional, a  avaliação  se  caracteriza  pelo processo de atender aos pressupostos básicos educacionais pautados na inter e transdisciplinaridade, relacionando teoria e prática, tendo como foco central o processo educativo e a formação para o trabalho. Como metodologia da pesquisa, foi utilizado o ensaio, que baseia-se em referências bibliográficas representativas. O estudo foi apresentado em seções, nas quais para cada assunto abordado houve o desenvolvimento do conhecimento e aprofundamento sobre os temas, tais como: a concepção de avaliação da aprendizagem; avaliação como prática emancipatória; instrumentos utilizados nas práticas avaliativas na educação profissional; feedbacks para os estudantes; contribuições da avaliação da aprendizagem para o trabalho docente e os desafios da avaliação na Educação  Profissional,  Científica  e  Tecnológica  (EPCT). Este estudo mostrou que a avaliação da aprendizagem como prática emancipatória se constitui, nesse segmento educacional, numa ação bastante complexa e fundamental para formação profissional dos estudantes.

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

de Amorim, A. V., dos Santos, J. A. A., dos Santos, I. N., da Cunha Júnior, H. B., Rodrigues, H. de M., Maciel, D. C., & dos Santos, J. P. R. (2022). A importância da avaliação emancipatória na educação profissional e tecnológica. Educação Em Revista, 23(1), 305–318. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p305