A educação em uma abordagem fenomenológica

repercussões das experiências ontológicas na educação em ciências

Autores

  • Valdirene Aparecida Araujo dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Robson Simplicio de Sousa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p267

Palavras-chave:

Fenomenologia, Experiências, Educação em Ciências

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um ensaio acadêmico que aborda a Educação em Ciências em uma perspectiva fenomenológica. Partimos da tradição fenomenológica em que apresentamos a fenomenologia transcendental de Husserl, a fenomenologia existencial de Heidegger e a fenomenologia da corporeidade de Merleau-Ponty. Apesar de ter uma longa tradição educacional em outros países, no Brasil, as abordagens fenomenológicas são pouco utilizadas na educação. Uma educação fenomenológica, possibilita que os alunos vivenciem a percepção de fenômenos por meio de experiências sensoriais corpóreas. Para ilustrarmos como essa abordagem tem favorecido o experienciar na educação, realizamos um sobrevoo na tradição histórica de fenomenólogos de língua inglesa, alemã, holandesa e brasileira que articularam/articulam a fenomenologia à educação. Essa abordagem se apresenta como um modo para lidar com a educação e o ensino que ainda se encontram calcados restritivamente na cognição. Isso também se aplica ao contexto da educação em Ciências no qual restringe o acesso à natureza por meio do dualismo cartesiano. Como resultado defendemos que abordagem fenomenológica é um caminho educacional que promove a compreensão do mundo a partir das nossas próprias experiências, da nossa interação com o outro e com o mundo em que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdirene Aparecida Araujo dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante do Grupo de Pesquisa JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) e em Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) - Campus Iturama. Atua como professora na Rede Pública Municipal de Educação de Iturama-MG

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências. Professor Adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da Universidade Federal do Paraná.

Referências

ARAÚJO, V. C. Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade. Educar em revista, v. 35, n. 75, p. 319-334, 2019.

BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. Cortez, 2000.

BICUDO, M. A. V. Filosofia da Educação Matemática: Fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. São Paulo, SP: Edunesp, 2010.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa fenomenológica em Educação: possibilidades e desafios. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), v. 41, p. 30-56, 2020a.

BICUDO, M. A. V. (Ed.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: A Phenomenological Approach. Springer Nature, 2020b.

BICUDO, M. A. V.; ESPOSITO, V. H. A pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1994.

BICUDO, M. A. V.; ESPÓSITO, V. H. C. Joel Martins: a coragem de ser educador. Educadores brasileiros do século XX. Brasília: Editora Brasília, p. 173-181, 2002.

BRINKMANN, M. Phänomenologie. In: WEIß, G.; ZIRFAS, Jörg (Ed.). Handbuch Bildungs-und Erziehungsphilosophie. Springer VS, 2020. p. 601-613.

BRINKMANN, M; FRIESEN, N. Phenomenology and education. In: In: SMEYERS, P. (Org.), International handbook of philosophy of education. Springer, Cham, 2018. p. 591-608.

CAMPOS, T. A escola e a cidade: experiências de crianças e adultos em excursões na Educação Infantil. 2019. 320 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/32669. Acesso em: 28 mai. 2022.

CAMPOS, R. I.; SOUZA C. F. F.; SANTOS, P. J. S. O Uso Didático da Fenomenologia em uma disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 137-158, 2021.

CERBONE, D. R. Fenomenologia. Tradução de Caesar Souza. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014

DAHLIN, B. The primacy of cognition–or of perception? A phenomenological critique of the theoretical bases of science education. Science & Education, v. 10, n. 5, p. 453-475, 2001.

DAHLIN, B; ØSTERGAARD, E; HUGO, A. An argument for reversing the bases of science education-a phenomenological alternative to cognitionism. Nordic Studies in Science Education, v. 5, n. 2, p. 185-199, 2009.

GADAMER, H. G. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

GARRISON, J. Dewey, John (1859–1952). In: PETERS, M. A. (Ed.). Encyclopedia of educational philosophy and theodry. New York: Springer, 2018, p. 529-541

GREEN, C. Embodied childhoodnature experiences through sensory tours. In: CUTTER-MACKENZIE, A.; MALONE, K.; HACKING. E. B. (Ed.). Research Handbook on Childhoodnature: Assemblages of Childhood and Nature Research, 2018, p. 558-578

HERMANN, N. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

INWOOD, M. A Heidegger dictionary. Blackwell Publishers, 1999.

LARROSA, J. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade, v. 28, n. 2, 2003.

LANDES, D. A. The Merleau-Ponty Dictionary. Bloomsbury Publishing, 2013.

LAWN, C; KEANE, N. The Gadamer dictionary. Continuum International Publishing, 2011.

MACHADO, M. M. Merleau-Ponty & a educação. Belo Horizonte: Autentica, 2010.

MARTINS, J. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poíesis. São Paulo: Cortez, 1992.

MARTINS, J; BICUDO, M. A. V. Estudos sobre existencialismo, Fenomenologia e Educação. São Paulo: Centauro Editora, 2006.

MERLEAU-PONTY, M. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Tradução de Silvio Rosa Filho e Thiago Martins. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 5ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.

MORAN, D; COHEN, J. The Husserl Dictionary. Continuum International Publishing, 2012.

ØDEGAARD, E. E; WHITE, E. J. Bildung: Potential and promise in early childhood education. in Education. In: PETERS, M. A. (Ed.). Encyclopedia of educational philosophy and theory. New York: Springer, 2018.

ØSTERGAARD, E. How can science education foster students’ rooting?. Cultural Studies of Science Education, v. 10, n. 2, p. 515-525, 2014.

ØSTERGAARD, E. Earth at Rest: Aesthetic Experience and Students’ Grounding in Science Education. Science & Education, v. 26, n. 5, p. 557-582, 2017.

ØSTERGAARD, E.; DAHLIN, B.; HUGO, A. Doing phenomenology in science education: a research review. Studies in science education, v. 44, n. 2, p. 93-121, 2008.

PEIXOTO, A. J. Fenomenologia e Educação. In: PEIXOTO, A. J. (Org.), Fenomenologia: diálogos possíveis. Goiânia, GO: Editora da PUC de Goiás, 2011. p. 145-161.

SAEVI, T. Phenomenology in Education. In: PETERS, M. A. (Ed.). Encyclopedia of educational philosophy and theory. New York: Springer, 2018.

SCHALOW, F; DENKER, A. Historical dictionary of Heidegger's philosophy. 2ª ed. The Scarecrow Press, 2010.

SILVA, C. C. A Educação e sua Dimensão Fenomenológica. In: PEIXOTO, A. J (Org.), Interações entre Fenomenologia & Educação. Campinas, SP, 2014. p. 83-91.

SOKOLOWSKI, R. Introdução à Fenomenologia. São Paulo, SP: Loyola, 2014.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Santos, V. A. A. dos, & Sousa, R. S. de. (2022). A educação em uma abordagem fenomenológica: repercussões das experiências ontológicas na educação em ciências. Educação Em Revista, 23(1), 267–286. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p267

Edição

Seção

Educação, cultura e relações de gênero