Gestão escolar e Cienciometria

estudo sobre o volume de publicações científicas na base Scielo Brasil

Autores

  • José Nunes da Silva Filho Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - Departamento Municipal de Educação
  • Camila Damaceno Universidade Federal de São Carlos UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p121

Palavras-chave:

Cienciometria, Gestão Escolar, Produção Científica

Resumo

A gestão escolar (GE) é um conjunto de atividades e tarefas administrativas que gera inúmeros desafios. Prática ordenada e complexa que visa, através da participação e do planejamento coletivo, gerar e organizar a autonomia da unidade escolar. Objetivo geral: analisar e descrever o volume da produção científica em GE ao longo dos últimos anos, computados a partir da biblioteca on-line SciELO Brasil. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagens qualitativas e quantitativas. O acesso e a busca dos dados aconteceram durante a primeira quinzena do mês julho de 2021, catalogando o número total de publicações e suas respectivas datas sobre a temática GE. Para analisar os resultados, realizou-se uma estatística simples, com mensurações da frequência, gráficos e tabelas, via software Excel, versão 2016. Para a comparação entre as médias, utilizou-se de análise não paramétrica com o teste U de Wilcoxon-Mann-Whitney. Resultados: foram refinados um volume total de 316 artigos no formato International Organization for Standardization (ISO 690) em cinquenta e oito periódicos diferentes e escritos em quatro idiomas distintos, incluindo o Português. Conclusão: conclui-se que especificamente na biblioteca on-line SciELO, houve ao longo dos últimos anos, um crescimento significativo do número de produção científica acerca do tema.

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Biografia do Autor

José Nunes da Silva Filho, Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - Departamento Municipal de Educação

Departamento de Educação da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP; Mestre em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE/UERJ); Especialista em Gestão Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar (UNINA)

Camila Damaceno, Universidade Federal de São Carlos UFSCAR

Graduada em Pedagogia e Graduanda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-Graduada em Gestão escolar (UNINA).

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Silva Filho, J. N. da, & Damaceno, C. (2021). Gestão escolar e Cienciometria: estudo sobre o volume de publicações científicas na base Scielo Brasil. Educação Em Revista, 22(esp2), 121–136. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p121