Educação de jovens e adultos

as dificuldades socioeconômicas para a permanência na escola

Autores

  • Gerlane da Silva Ferreira Universidade Federal do Pará - IFPA
  • Vinícius Zúniga Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p107

Palavras-chave:

Evasão escolar, Comunidade ribeirinha, Amazônia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo abordar as dificuldades enfrentadas por alunos que estão matriculados na terceira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Igarapé–Miri, interior do estado do Pará. Com base nos resultados coletados em entrevistas realizadas com os próprios estudantes, buscaremos demonstrar que muitas das dificuldades vivenciadas por esses discentes estão relacionadas a aspectos sociais e econômicos, os quais contribuem decisivamente para a permanência na escola – mais do que fatores relacionados à instituição de ensino em si. Além do mais, algumas das dificuldades socioeconômicas enfrentadas pelos estudantes estão diretamente atreladas a especificidades dos contextos sociais, étnico s e regionais: estamos falando de sujeitos reconhecidos enquanto ribeirinhos, possuidores de demandas que lhes são próprias.

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Biografia do Autor

Gerlane da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pará - IFPA

Mestre em Cidades, Territórios e Identidades (Universidade Federal do Pará, 2019); Doutoranda em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Pará.

Vinícius Zúniga, Instituto Federal do Pará

Mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2016); professor efetivo do Instituto Federal do Pará - campus Abaetetuba.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Ferreira, G. da S., & Zúniga, V. (2021). Educação de jovens e adultos: as dificuldades socioeconômicas para a permanência na escola. Educação Em Revista, 22(esp2), 107–120. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p107