Educação inclusiva no contexto da pandemia

relato dos desafios, experiências e expectativas

Autores

  • Tamiris Aparecida Fachinetti Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0003-4859-1471
  • Cariza de Cássia Spinazola Universidade Federal de São Carlos
  • Relma Urel Carbone Carneiro Faculdade de Ciências e Letras -FCLAr/Unesp ´Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p151

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Pandemia, Ensino Remoto

Resumo

O presente artigo versa sobre o desafio de se pensar na educação especial e inclusiva no cenário da pandemia provocada pelo Corona vírus causador da COVID-19. O objetivo deste artigo é relatar às formas que as atividades pedagógicas no ensino remoto foram planejadas, desenvolvidas e efetivadas, por duas professoras de educação especial, desde a suspensão das atividades presenciais. As discussões giram em torno das práticas pedagógicas adotadas diante do ensino remoto emergencial, interagem com as normativas do Ministério da Educação, com a falta de apoio e os poucos procedimentos propostos pelo governo federal que, em maior instância, antes da pandemia, com um sistema econômico neoliberal mundial tem transformado grandes conquistas sociais em nome dos interesses do capital. Para tanto, a metodologia adotava foi de cunho qualitativo, os relatos foram divididos em quatro categorias. Como resultados, as experiências relatadas pelas professoras evidenciaram uma ressignificação da educação. Também se destaca um estreitamento positivo nas relações família e escola, desenvolvendo um maior nível de comunicação, interação e troca de informações acerca dos comportamentos e aprendizado. Conclui-se que no âmbito educacional vivencia-se um momento de reflexão e luta por direitos, de saúde, cidadania, educação, igualdade, do bem público de qualidade acessível a todos.

Recebido em: 24/09/2020.
Aprovado em: 03/12/2020.

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Biografia do Autor

Tamiris Aparecida Fachinetti, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa Estado, Formação e Política. Mestra em Educação Escolar (2018) pelo Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da FCL/UNESP- Araraquara. Possui Graduação em Educação Especial (2014) pela UFSCar. Foi responsável pelos Programas Educacionais da Arteris Centrovias, coordenando às atividades do Projeto Escola, Viva Meio Ambiente, bem como as campanhas de segurança viária.Trabalhou como pedagoga técnica na equipe multidisciplinar da Escola Rotary de Educação Especial Dr. Angelo Passeri - APAE .É membro do membro da rede Universitas/Br e atualmente trabalha como docente de Desenvolvimento Social no SENAC de Araraquara, atuando em todos os cursos de Educação e no Programa de Educação para o Trabalho- Trampolim. Tem experiência na área de Educação Especial, Coordenação de Projetos, Segurança Viária, Pedagogia Administrativa e Educação Profissionalizando, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, atendimento educacional especializado, formação de professores e programas educacionais para empresas privadas.

Cariza de Cássia Spinazola, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação (Universidade Federal de São Carlos); professora de Educação Especial na rede municipal de São Carlos (2018).

Relma Urel Carbone Carneiro, Faculdade de Ciências e Letras -FCLAr/Unesp ´Araraquara

Doutora em Educação (Universidade Federal de São Carlos); docente na UNESP/Araraquara.

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Fachinetti, T. A., Spinazola, C. de C., & Carneiro, R. U. C. (2021). Educação inclusiva no contexto da pandemia: relato dos desafios, experiências e expectativas. Educação Em Revista, 22(1), 151–166. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p151

Edição

Seção

Artigos