A expansão da educação infantil nas políticas públicas e o direito à educação de qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p91-106

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Educação Infantil, Qualidade

Resumo

Este artigo discute as políticas educacionais de expansão da educação infantil com qualidade e analisa o cenário atual da oferta desta etapa educacional. Apoia-se em pesquisa bibliográfica; nos argumentos teóricos de Kuhlmann Júnior (1998, 2000), Rosemberg (2002, 2003), Campos (2002) e Kramer (1995, 2006) - entre outros - e usa como metodologia o ciclo de políticas de Ball &Bowe (1992) e Ball (1994), à luz dos estudos de Mainardes (2006). As análises evidenciam que as matrículas nas instituições de educação infantil aumentaram e mesmo sem atingir a meta de universalização da pré-escola conforme o proposto pelo PNE (2014-2014) com prazo bastante curto, a questão da qualidade na educação infantil começa a aparecer como um fator importante para a concretização do direito à educação e evidencia um grande desafio às políticas educacionais.

Recebido em: 08/08/2020.
Aprovado em: 23/11/2020.

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Biografia do Autor

Fabiana Jardim Paes Leme de Mesquita, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Bolsista CAPES; Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG). Participa do grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais: Concepções e Práticas (PUCPR).

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado pela Universidade de Genebra; Professora titular da Pontifícia Universidade do Paraná (PUCPR); Coordena o Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais: Concepções e Práticas (PUCPR).

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Publicado

2021-03-05

Como Citar

Mesquita, F. J. P. L. de, & Gisi, M. L. (2021). A expansão da educação infantil nas políticas públicas e o direito à educação de qualidade. Educação Em Revista, 22(esp), 91–106. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p91-106

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Artigos