Práticas de letramentos narradas por idosos

leituras lembradas, leituras cultivadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p67

Palavras-chave:

Leituras, Letramentos, Idosos

Resumo

A sociedade brasileira enfrenta mudanças socioculturais desencadeadas da crescente realidade longeva, por isso o compromisso de relevar políticas públicas de valorização as pessoas idosas, a fim de continuarem sujeitos ensinantes e aprendentes na vida pessoal, familiar e social. Mas, o que a sociedade lhes proporciona para dinamizarem a vida cotidiana, doutro modo, o que buscam realizar para manterem-se ativos na sociedade? A aprendizagem continuada surge como forma de ampliarem e cultivarem práticas de letramentos convencionais e digitais para sentirem-se incluídos na sociedade. O corpus de análise refere-se às suas práticas de leituras realizadas no tempo escolar e ampliadas atualmente, tais informações obtidas através de uma sondagem pedagógica, para fins de planejamento didático da disciplina Leitura e Produção Textual ministrada na Universidade Aberta a Maturidade (UAMA). Conforme análise observa-se que as práticas de letramentos (temporalidade escolar e atual) não apenas foram ampliadas, mas diversificadas em letramentos convencionais e digitais, considerando-se que estas informações orientam a elaboração de propostas didático-pedagógicas para a educação com idosos em espaço formal e informal.

Recebido em: 25/06/2020.
Aprovado em: 07/11/2020.

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Biografia do Autor

Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

Zélia Maria de Arruda Santiago, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Educação, Docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculada no Departamento de Educação, atuando na graduação, especialização e mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-UEPB). Ministra disciplina Leitura e Produção Textual na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA-UEPB).

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

da Silva Mangueira, R. T., & de Arruda Santiago, Z. M. (2021). Práticas de letramentos narradas por idosos: leituras lembradas, leituras cultivadas. Educação Em Revista, 22(1), 67–88. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p67

Edição

Seção

Artigos