As relações entre escola e família

contribuindo com a aprendizagem e a formação do sujeito

Autores

  • Madson Márcio de Farias Leite Universidade Autônoma de Assunção
  • Clara Roseane da Silva Azevedo Mont'Alverne Universidade Autônoma de Assunção - UAA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p137

Palavras-chave:

Escola , Família, Aprendizagem

Resumo

Esse artigo surgiu da necessidade de discutir as relações existentes entre o ambiente escolar junto com a família, de modo a favorecer o aprendizado e contribuir para a formação do sujeito, pois a educação é tida como uma prática capaz de mudar o processo social no qual ele (o sujeito) está inserido. O conhecimento adquirido através do processo de ensino- aprendizagem é considerado o responsável por mudanças sociais das quais este sujeito venha participar, uma vez que a família ou a escola sozinhas não são capazes de desenvolver nos sujeitos o conhecimento necessário, ficando assim a importância do trabalho conjunto que deve existir entre as partes. O processo da educação é fundamental para que cada sujeito possa assim usufruir de forma igualitária de direitos e deveres oferecidos pela comunidade na qual este sujeito esteja inserido; isso só é possível através da educação. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de trabalhos que tratassem da temática - como também alguns livros de Paulo Freire.

Recebido em:12/05/2020.
Aprovado em: 04/12/2020

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Biografia do Autor

Madson Márcio de Farias Leite, Universidade Autônoma de Assunção

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (UAA) - Py. Mestrado em Ciência da Educação pela Universidade Interamericana - Py. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); E graduado em Educação Física pela Faculdade São Tomas de Aquino (FACESTA-AL).

Clara Roseane da Silva Azevedo Mont'Alverne, Universidade Autônoma de Assunção - UAA

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción – UAA, Paraguai – (Py). 

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Leite, M. M. de F. ., & Mont’Alverne, C. R. da S. A. (2021). As relações entre escola e família: contribuindo com a aprendizagem e a formação do sujeito. Educação Em Revista, 22(1), 137–150. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p137

Edição

Seção

Artigos