O Mediador Escolar no Segundo Segmento do Ensino Fundamental: Interlocuções entre Espaços, Desafios e Possibilidades da Inclusão Escolar
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.09.p137Palavras-chave:
Mediação escolar, Inclusão, Adequação curricularResumo
O presente artigo trata de um relato de experiência realizada em um Colégio de Aplicação Universitário, localizado na zona norte do Rio de Janeiro. O trabalho em questão direciona seus holofotes às questões de educação inclusiva, dinamizando e interseccionando discussões a respeito de currículo(s), mediação escolar e mediador no cotidiano da educação inclusiva. Busca-se aqui descrever estratégias e recursos utilizados com vistas a adequações curriculares, bem como ampliar a reflexão em torno de possíveis caminhos a serem trilhados para efetivação do saber por parte de um estudante com diferenças acentuadas em seus processos de aprendizagem e de todos os discentes presentes em turma, garantindo assim o viés democrático da Educação. Este relato de experiência teve origem em um projeto de pesquisa denominado “Alunos com necessidades educacionais especiais no 2º segmento do ensino fundamental: Estratégias para os processos de ensino e aprendizagem”, que teve como protagonista um aluno de 14 anos, com deficiência intelectual, matriculado no sexto ano do ensino fundamental. Com durabilidade de um ano, o projeto de pesquisa, qualitativa, aponta resultados positivos frente às demandas educacionais contemporâneas de nosso sistema de ensino, em educação inclusiva.
Recebido em: 11/03/2017.
Aprovado em: 27/03/2018.
Referências
BASSEDAS, E. et al. Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagógico. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 1996.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Seção I, 7 de julho de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. MEC; SEEP, Brasília, 2008.
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – CORDE. Ata da VII reunião do Comitê de Ajudas Técnicas – CAT. 2007. Disponível em: <http://www.infoesp.net/CAT_Reuniao_VII.pdf> Acesso em: 12 nov 2017.
BRAUN, P.; VIANNA, M. M.. O desafio da diversidade na sala de aula: práticas de acomodação/adaptação, uso de baixa tecnologia. In: NUNES, L. et al. (org.). Comunicar é preciso: em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência. São Paulo: ABPEE, 2011. p. 1-14.
CARRAHER, D. W. Educação tradicional e educação moderna. In: CARRAHER, T. N. (org.). Aprender pensando: contribuições da psicologia cognitiva para a educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1989. p. 10-30.
CRUZ, M. M. da.; MACHADO, A. C. de A. M.; BAIÃO, J. C. Laços de amizade: uma perspectiva do ensino colaborativo. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E 13ª JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 1., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: UNESP, 2016. p. 1-6.
KAUFMAN, N.; TABAK, S. Inclusão e mediação escolar: norteadores para uma prática ética. Educação Online, Rio de Janeiro, n. 22, p. 27-42, maio/ago. 2016.
LOPES, A.C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005
MOREIRA, W. S. TEA, didática e inclusão: a construção de um currículo democrático na educação infantil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL: REDES EDUCATIVAS E TECNOLOGIAS, 9, 2017, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2017. p. 1-12.
MOUSINHO, R. Lidando com os problemas na aprendizagem e no comportamento. SINPRO-RIO: Desafio de Educar, Rio de Janeiro, v. 4, n. 5, p. 9-17, maio. 2010.
MOUSINHO, R. et al. Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 82, p. 92-108, 2010.
OLIVEIRA, E. de; MACHADO, K. da S. Adaptações curriculares: caminhos para uma educação inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: Cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2009. p. 36-52.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas V. Fundamentos de defectologia. Madri: Machado, 2012.
WEISS, A. M. L.; CRUZ, M. M. da. Compreendendo os alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2009. p. 65-78.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.