O Mediador Escolar no Segundo Segmento do Ensino Fundamental: Interlocuções entre Espaços, Desafios e Possibilidades da Inclusão Escolar
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.09.p137Palavras-chave:
Mediação escolar, Inclusão, Adequação curricularResumo
O presente artigo trata de um relato de experiência realizada em um Colégio de Aplicação Universitário, localizado na zona norte do Rio de Janeiro. O trabalho em questão direciona seus holofotes às questões de educação inclusiva, dinamizando e interseccionando discussões a respeito de currículo(s), mediação escolar e mediador no cotidiano da educação inclusiva. Busca-se aqui descrever estratégias e recursos utilizados com vistas a adequações curriculares, bem como ampliar a reflexão em torno de possíveis caminhos a serem trilhados para efetivação do saber por parte de um estudante com diferenças acentuadas em seus processos de aprendizagem e de todos os discentes presentes em turma, garantindo assim o viés democrático da Educação. Este relato de experiência teve origem em um projeto de pesquisa denominado “Alunos com necessidades educacionais especiais no 2º segmento do ensino fundamental: Estratégias para os processos de ensino e aprendizagem”, que teve como protagonista um aluno de 14 anos, com deficiência intelectual, matriculado no sexto ano do ensino fundamental. Com durabilidade de um ano, o projeto de pesquisa, qualitativa, aponta resultados positivos frente às demandas educacionais contemporâneas de nosso sistema de ensino, em educação inclusiva.
Recebido em: 11/03/2017.
Aprovado em: 27/03/2018.
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