Sentidos Atribuídos ao Mundo do Trabalho pelas Crianças: a Escola como parte desse Processo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.05.p71

Palavras-chave:

Trabalho, Sentidos, Escola

Resumo

Diversos estudos demonstram a importância de articular crianças com o fenômeno do trabalho, visto que elas já possuiriam conhecimentos e opiniões sobre, a partir das suas experiências sociais e das influências produzidas pelas instituições socializadoras. Esse estudo objetivou investigar os sentidos atribuídos por crianças ao trabalho, analisando as repercussões do meio nesse processo, especialmente as de uma escola privada da cidade de Fortaleza – CE. Partiu-se da Análise de Conteúdo de Bardin para analisar os discursos explicativos das crianças sobre seus desenhos e sobre as entrevistas semiestruturadas, demonstrando que o fenômeno do trabalho foi denotado como fundamental para o homem obter sustento e reconhecimento social e consumir. A escola foi apontada como meio de aumentar as possibilidades futuras para esse grupo de crianças, demostrando que o bom trabalho seria aquele que se construiria através do estudo.

Recebido em: 17/04/2017.
Aprovado em: 01/03/2018.

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Biografia do Autor

  • Amanda Antunes MIRANDA, Universidade Federal do Ceará

    Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (2016) e Mestranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (2017). Endereço eletrônico: amanda.antunes12@hotmail.com.

  • Raquel Nascimento COELHO, Universidade Federal do Ceará

    Psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutora em Psicologia Social pela Universidad Complutense de Madrid (2013). Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Endereço eletrônico: raquelcoelho@ufc.br.

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Publicado

2018-05-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MIRANDA, A. A., & COELHO, R. N. (2018). Sentidos Atribuídos ao Mundo do Trabalho pelas Crianças: a Escola como parte desse Processo. Educação Em Revista, 19(1), 71-88. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.05.p71