Antônio Sérgio (1883-1969): Política e Educação (Para uma História da Educação em Portugal)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2001.v2n1.673Palavras-chave:
António Sérgio, educação, democracia, política.Resumo
António Sérgio de Sousa seria apenas conhecido como António Sérgio. Nasceu na Índia em 1883, (faleceu em Lisboa em 1969) manteve marcas da cultura não européia. Estudou no Colégio Militar e tornou-se oficial da Marinha de Guerra. Em 5 de outubro de 1910, uma revolução acabou com a Monarquia em Portugal. Nessa altura abandonou a Marinha. Para ele "conhecer" é "ter idéias"; é um idealista. Escreveu na Revista Águia, com pessoas como Fernando Pessoa; foi um dos diretores da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira; escreveu uma imensa obra pedagógica; introduziu o Cooperativismo em Portugal. Criticou a Educação baseada na memória. António Sérgio deve ser entendido como um político. Foi opositor do regime de Salazar, foi preso em 1910, 1933, 1935, 1948 e 1958. Para ele o princípio básico da Democracia é desconfiarmos de quem nos governa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.