A educação de jovens e adultos no primeiro ano do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2001.v2n1.667Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, ensino, currículo, conhecimentoResumo
Este texto trata, primeiramente, do histórico das concepções experienciadas na educação de jovens e adultos no Brasil entre a década de 1930 até o início da de 1990 com o Plano Decenal de Educação para Todos (1993), concluindo-se que a abundância de discursos, textos e documentos elaborados para a educação de jovens e adultos não correspondeu a ações efetivas por parte dos poderes públicos. Posteriormente são analisadas as propostas predominantes entre 1996 e 2001, por meio das quais se constata o desinteresse do Governo Federal nesse período para com a educação de jovens e adultos. Por último, considera-se a evasão escolar nesse nível de ensino e se formula várias sugestões para a superação desse problema, dentre as quais a de um novo currículo e a mobilização, através de um trabalho educativo a ser realizado em diversos segmentos sociais para motivar as pessoas, sem escolaridade e com mais de 15 anos, a procurarem os espaços governamentais e não governamentais a fim de aprenderem a língua escrita e os conhecimentos produzidos e sistematizados historicamenteDownloads
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