Fernando de Azevedo e o esboço de uma teoria pedagógica para as condições da educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n1.656Palavras-chave:
Progresso educacional. Sociedade. Cultura.Resumo
Este artigo tem o intuito de analisar as configurações dos saberes filosófico e sociológico em torno das quais se constitui a teoria pedagógica de Fernando de Azevedo e as fontes teóricas apropriadas para fundamentá-la. Para que ocorra uma articulação de ambos os itens, Fernando de Azevedo, em seu discurso político-educacional e pedagógico, postula critérios e medidas racionais, derivados de uma filosofia racional, que procura compreender a totalidade do fenômeno educativo e conferir um sentido supostamente universal à educação brasileira. Isso não significa desconsiderar as particularidades e os problemas de nossa cultura e de nossa educação, mas justamente diagnosticálos precisa e objetivamente, por meio das ciências, explicando-os, no presente, para que política e pedagogicamente se assuma uma perspectiva futura, um projeto com argumentos teóricos convincentes, apropriados das fontes teóricas, os quais confiram um sentido a essa realidade singular e superem os entraves que nela se colocam, para o seu desenvolvimentoDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.