Mediação educativa, direitos humanos e educação para a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n1.643Palavras-chave:
Mediação Educativa. Educação. Diferenças. Inclusão. Cidadania.Resumo
A Escola, espaço educativo por excelência, revela-se um terreno fértil para o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de competências pessoais e sociais, no nível da Educação para a Cidadania, onde os educadores assumem um papel crucial enquanto agentes numa intervenção voltada para a Formação Cívica, nomeadamente, no que concerne a questões relacionadas com a comunicação e o relacionamento interpessoais, com a aceitação do outro diferente de nós e com a assunção dos direitos e deveres de cada ser humano, na sociedade em que se encontra inserido. É no contexto heterogéneo da Escola que os Mediadores se revestem de especial importância, mobilizando a sua capacidade de comunicação e o conhecimento de que dispõem, para gerir potenciais situações conflituantes que coloquem em causa os direitos e os deveres instituídos, destacando-se, ainda, o caráter preventivo que deverão assumir e de que é exemplo a experiência relatada ao longo do artigo. Este trabalho apresenta, portanto, a relação entre Direitos Humanos, Cidadania, Mediação Escolar e Inclusão, tendo por base uma experiência no âmbito de um estágio curricular desenvolvido no domínio da Mediação Educativa e tendo como pano de fundo a Educação para a Diferença, no contexto de uma Cidadania responsável. Este projeto teve como finalidade promover a sensibilização e a informação sobre a problemática da Deficiência e da Educação para a Diferença, junto da comunidade educativa da Universidade do Minho e do público escolar da cidade de Braga. No cerne da sua implementação esteve a constatação, ao longo de quatro anos de trabalho direto nesse domínio, de que a falta de informação, sensibilização e, sobretudo, de formação no respeitante à problemática das diferenças resulta, não raras vezes, em comportamentos discriminatórios pouco conducentes com a prática de uma cidadania inclusiva. Assim, a partir de uma metodologia de cariz qualitativo, com recurso à observação direta, realização de entrevistas semidiretivas e auscultação direta da população, o principal objetivo do projeto desenvolvido passou por promover iniciativas que divulgassem e sensibilizassem a comunidade académica e envolvente para as realidades, necessidades e formas de apoio das pessoas com deficiência, através de ações formativas e formadoras.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.