O debate acerca da complexidade dos objetos do trabalho docente na área de saúde
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n2.634Palavras-chave:
Trabalho docente. Trabalho docente na Saúde. Produtividade no trabalho docente.Resumo
O artigo apresenta e discute a crescente complexidade dos objetos do trabalho docente na área de Saúde. É resultante das vivências das autoras como docentes de enfermagem de universidades públicas do Brasil. Num primeiro momento, as autoras trazem à discussão as produções científicas acerca das características do trabalho na área da Saúde, resgatando destas os conceitos de tecnologia, trabalho vivo em ato e trabalho morto, e fazem uma analogia entre o trabalho realizado na área de Saúde e o trabalho docente, no âmbito da formação de seus profissionais , analisando suas similaridades e pontos de divergências. Em um segundo tópico, abordam a crescente incorporação de tecnologias à prática docente, entendidas como saberes, interações e instrumentais, tecendo considerações sobre a categoria produtividade, em especial na produção e divulgação de pesquisas. São abordados os diversos objetos do trabalho docente - ensino, pesquisa e extensão - , bem como as atividades administrativas e de representações assumidas por professores no cotidiano do trabalho, em geral, em condições estruturais e de pessoal adversas. O artigo abre possibilidades para a investigação dessa prática, que ainda carece de desvelamento e aprofundamento de sua compreensão, por meio de investigações que abordem aspectos da subjetividade, condições de trabalho, identidade e formação docente.Downloads
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