A política de atendimento à infância no Brasil e a atuação dos assistentes sociais nas creches

Authors

  • Cirlene Aparecida Hilário da Silva OLIVEIRA¹
  • Lucimary Bernabé Pedrosa de ANDRADE²
  • Maria Ângela Rodrigues Alves de ANDRADE³

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n2.631

Keywords:

Creche. Serviço social. Formação profissional. Prática profissional.

Abstract

A Constituição de 1988 representou grandes avanços, no que se refere aos direitos sociais e às possibilidades de concretização do Estado de Bem-Estar Social, no Brasil. Em relação às políticas de atenção à infância, inaugurou um novo momento na história da legislação infantil, ao reconhecer a criança como cidadã, determinando a redefinição das funções e objetivos das instituições de atendimento às crianças, em especial as creches, que, historicamente, apresentam um atendimento pautado no projeto assistencialista. Cientes das mudanças que se deram no campo político-educacional brasileiro e de suas consequências, tanto em relação à organização e funcionamento de espaços educativos, mais especificamente, das creches, quanto em relação à formação de profissionais capacitados para atender à demanda, neste trabalho, objetivamos conhecer e refletir sobre a formação e a atuação dos assistentes sociais em creches. Para tanto, inicialmente, analisamos a trajetória institucional das creches, instituições integradas da política pública de atendimento à infância, marcada pela sobreposição da concepção educacional sobre a concepção assistencialista. Em seguida, examinamos a trajetória histórica e contemporânea da formação profissional em Serviço Social, e debatemos sobre a inserção desses profissionais nesses espaços de atuação.

Author Biographies

  • Cirlene Aparecida Hilário da Silva OLIVEIRA¹
     
  • Lucimary Bernabé Pedrosa de ANDRADE²
      
  • Maria Ângela Rodrigues Alves de ANDRADE³
      

Published

2021-09-13

Issue

Section

Artigos

How to Cite

A política de atendimento à infância no Brasil e a atuação dos assistentes sociais nas creches. (2021). Educação Em Revista, 9(2), 1-20. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n2.631