Gestão da escola: o projeto pedagógico, o trabalho e a profissionalidade dos professores
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2007.v8n1.617Palavras-chave:
gestão, trabalho, profissionalidade, projeto pedagógico.Resumo
neste artigo, sistematizei percepções acerca do processo de elaboração do Projeto Pedagógico, tendo a escola como espaço-tempo e entendendo o Projeto como o delinear do vir-a-ser institucional, da sua gestão, e, conseqüentemente, como espaço primordial para os processos educativos de professoras e professores. Acredito que a elaboração do Projeto Pedagógico constitui-se em oportunidade singular para promover a dialogicidade, buscar consenso em relação aos rumos da instituição, tendo como base as demandas apresentadas por toda a comunidade. Apresento, também, referências à profissionalidade e ao trabalho das professoras/ professores, entendidos como um dos sujeitos da práxis pedagógica escolar e como gestores da aula. Enquanto sistematização, o artigo exigiu revisão das anotações sobre experiências vivenciadas e revisão de bibliografia sobre as temáticas abordadas. Portanto, metodologicamente, insiro-o em um processo hermenêutico, uma interpretação e análise da experiência com base em recorte teórico que articula a argumentação. Trata-se, portanto, de uma metodologia alternativa, no sentido de elucidar o que foi experienciado, as memórias, as anotações, as percepções, as vivências, sustentada em um arcabouço teórico que amplia condições para reflexão sobre o Projeto Pedagógico como fundamental na gestão que se pretenda democrática e democratizante e na configuração dos espaços-tempos de trabalho de professoras e professores.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.