O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: RELATOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.06.p67Palavras-chave:
Conhecimento docente. Formação de professores. Anos iniciais.Resumo
O objetivo deste artigo é relatar parte dos resultados de uma pesquisa realizada numa escola pública de ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo verificar como os professores constroem o seu conhecimento profissional. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com base num roteiro
semiestruturado. O referencial teórico foi desenvolvido com base em autores como Arroyo, Marcelo, Tardif e Lessard, Shulman, Nóvoa, entre outros. A pesquisa se justifica pelo fato de que os depoimentos dos professores indicam algumas estratégias usadas por eles para fazer o seu trabalho e quais resultados eles têm alcançado. Foi possível perceber também alguns aspectos que se referem à base de conhecimento destes professores, trazendo possíveis contribuições para os cursos de formação. Com base nos dados coletados, verificou-se que os
professores constroem seus conhecimentos a partir de sua própria experiência, em diálogo com o que estudaram nos cursos de formação, e que gostar da profissão é imprescindível para que os alunos aprendam.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.