O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: RELATOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adriana Torquato RESENDE
  • Lucas Torquato de RESENDE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.06.p67

Palavras-chave:

Conhecimento docente. Formação de professores. Anos iniciais.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar parte dos resultados de uma pesquisa realizada numa escola pública de ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo verificar como os professores constroem o seu conhecimento profissional. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com base num roteiro
semiestruturado. O referencial teórico foi desenvolvido com base em autores como Arroyo, Marcelo, Tardif e Lessard, Shulman, Nóvoa, entre outros. A pesquisa se justifica pelo fato de que os depoimentos dos professores indicam algumas estratégias usadas por eles para fazer o seu trabalho e quais resultados eles têm alcançado. Foi possível perceber também alguns aspectos que se referem à base de conhecimento destes professores, trazendo possíveis contribuições para os cursos de formação. Com base nos dados coletados, verificou-se que os
professores constroem seus conhecimentos a partir de sua própria experiência, em diálogo com o que estudaram nos cursos de formação, e que gostar da profissão é imprescindível para que os alunos aprendam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Torquato RESENDE

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Lucas Torquato de RESENDE

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-08-10

Como Citar

RESENDE, A. T., & RESENDE, L. T. de. (2015). O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: RELATOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Em Revista, 16(1). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.06.p67

Edição

Seção

Artigos