AVALIAR PARA MELHORAR A QUALIDADE NO ENSINO? POTENCIALIDADES E LIMITES DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DA PROVA BRASIL

Autores

  • Cristiane MACHADO
  • Ocimar Munhoz ALAVARSE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n01.4743

Palavras-chave:

Avaliação externa. Qualidade do ensino. Prova Brasil.

Resumo

A ampliação de políticas de avaliação externa associada à criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2007, resultou em novos contornos no debate sobre a qualidade do ensino e, constantemente, são tratadas como condição para o alcance da sua melhoria. A avaliação externa federal Prova Brasil, além de estimar o desempenho dos alunos por meio de provas padronizadas, coleta dados para possibilitar estudos de fatores associados ao desempenho dos alunos utilizando quatro “questionários contextuais”. O objetivo deste estudo é explorar o potencial e os limites dos questionários contextuais aplicados para professores como subsídio para as redes buscarem fatores explicativos que possam ser associados aos desempenhos dos alunos. Conclui que os questionários podem colaborar na associação de fatores explicativos dos resultados dos alunos quando o escopo da investigação é a rede de ensino, porém, quando o foco é a escola, os questionários são insuficientes para construir explicações para a compreensão do desempenho dos alunos para além das provas padronizadas.

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Biografia do Autor

Cristiane MACHADO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Ocimar Munhoz ALAVARSE

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2015-02-23

Como Citar

MACHADO, C., & ALAVARSE, O. M. (2015). AVALIAR PARA MELHORAR A QUALIDADE NO ENSINO? POTENCIALIDADES E LIMITES DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DA PROVA BRASIL. Educação Em Revista, 15(01). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n01.4743

Edição

Seção

Artigos