A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO EM PERÍODO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n2.3288Palavras-chave:
Artes, Música, Prática Pedagógica, Desenvolvimento CognitivoResumo
A música, campo de estudo deste artigo, há muito tempo é reconhecida como uma forma de expressão universal. Na educação ela tem sido mencionada como ferramenta pedagógica de grande importância para o desenvolvimento motor e afetivo. Utilizando-se como metodologia uma pesquisa bibliográica, o presente trabalho objetivou entender qual o papel da música como disciplina escolar e quais as discussões e estudos existentes acerca desse assunto. Buscou-se, ainda, através da pesquisa, saber quando e como a música se fez presente nas escolas na atualidade. Nesse sentido, a abordagem do tema possibilitou conhecimentos acerca da origem da música, além da compreensão sobre os efeitos produzidos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, através das práticas de linguagens musicais. Por im, conclui-se que, na escola, a disciplina de música não deve focar, propor ou sugerir a formação de possíveis músicos. Essa descoberta que se fará, e só se fará, se o despertar para a linguagem musical for feito apresentando ao estudante todo o repertório de possibilidades que a linguagem musical é capaz de proporcionar.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.