A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO EM PERÍODO ESCOLAR

Autores

  • Monica Cristina CAETANO
  • Roberto Kern GOMES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n2.3288

Palavras-chave:

Artes, Música, Prática Pedagógica, Desenvolvimento Cognitivo

Resumo

A música, campo de estudo deste artigo, há muito tempo é reconhecida como uma forma de expressão universal. Na educação ela tem sido mencionada como ferramenta pedagógica de grande importância para o desenvolvimento motor e afetivo. Utilizando-se como metodologia uma pesquisa bibliográica, o presente trabalho objetivou entender qual o papel da música como disciplina escolar e quais as discussões e estudos existentes acerca desse assunto. Buscou-se, ainda, através da pesquisa, saber quando e como a música se fez presente nas escolas na atualidade. Nesse sentido, a abordagem do tema possibilitou conhecimentos acerca da origem da música, além da compreensão sobre os efeitos produzidos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, através das práticas de linguagens musicais. Por im, conclui-se que, na escola, a disciplina de música não deve focar, propor ou sugerir a formação de possíveis músicos. Essa descoberta que se fará, e só se fará, se o despertar para a linguagem musical for feito apresentando ao estudante todo o repertório de possibilidades que a linguagem musical é capaz de proporcionar.

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Publicado

2012-11-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAETANO, M. C., & GOMES, R. K. (2012). A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO EM PERÍODO ESCOLAR. Educação Em Revista, 13(2), 71-80. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n2.3288