Educação, Liberdade e Sociedade em Paulo Freire e Rudolf Steiner

Autores

  • Jonas Bach Junior
  • Marcelo da Veiga
  • Tânia Stoltz

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n1.2807

Palavras-chave:

Educação, Liberdade, Maiêutica, Trimembração do organismo social

Resumo

Este artigo apresenta as convergências e divergências entre Paulo Freire e Rudolf Steiner em suas concepções de educação, liberdade e sociedade. A análise abrange os níveis macro, meso e microssocial. A trimembração do organismo social é a concepção steineriana de sociedade que parte do conceito de individualidade e de fundamentos epistemológicos próprios. Na perspectiva macrossocial, os autores convergemna relação educação e liberdade como independência do Estado e do mercado. No nível mesossocial -institucional-a ideia de autoadministração escolar de Steiner coaduna com os ideais democráticos de Freire. Na interação microssocial há a maior afinidade entre os autores na educação para a liberdade como processo maiêutico, porém, com pontos de vista diferenciados.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

Junior, J. B., Veiga, M. da, & Stoltz, T. (2021). Educação, Liberdade e Sociedade em Paulo Freire e Rudolf Steiner. Educação Em Revista, 13(1), 47–62. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n1.2807

Edição

Seção

Artigos