Educação, Liberdade e Sociedade em Paulo Freire e Rudolf Steiner
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n1.2807Palavras-chave:
Educação, Liberdade, Maiêutica, Trimembração do organismo socialResumo
Este artigo apresenta as convergências e divergências entre Paulo Freire e Rudolf Steiner em suas concepções de educação, liberdade e sociedade. A análise abrange os níveis macro, meso e microssocial. A trimembração do organismo social é a concepção steineriana de sociedade que parte do conceito de individualidade e de fundamentos epistemológicos próprios. Na perspectiva macrossocial, os autores convergemna relação educação e liberdade como independência do Estado e do mercado. No nível mesossocial -institucional-a ideia de autoadministração escolar de Steiner coaduna com os ideais democráticos de Freire. Na interação microssocial há a maior afinidade entre os autores na educação para a liberdade como processo maiêutico, porém, com pontos de vista diferenciados.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.