Reflexões Sobre o Trabalho Docente no Plano Nacional e Educação: Limites e Perspectivas para Remuneração e Carreira do Magistério nas Metas 17 e 18
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n1.2806Palavras-chave:
Educação, Plano nacional de educação, DocênciaResumo
Uma das grandes prioridades do novo Plano Nacional de Educação (PNE) é tratar das questões que versam sobre o trabalho docente. A valorização profissional identificada em elementos como o piso nacional, a remuneração e a carreira do magistério no país são pautadas como verdadeiras prioridades para o desenvolvimento da educação nacional. As metas 17 e 18 do novo PNE evidenciam tal necessidade davalorização profissional, como uma verdadeira condição para a consolidação de um círculo virtuoso de atração e qualificação dos jovens para suprir as carências atuais do quadro docente. Tal valorização também estimula a qualificação e a permanência dos profissionais que já atuam nas redes públicas de ensino no país. Nesse sentido, o presente trabalho propõe algumas reflexões sobre os limites e perspectivas da remuneração e carreira docente apartir das referidas metas vislumbradas no novo PNE. A questão inicial é compreender a natureza e as condições de efetivação das metas citadas, a partir das condições apresentadas no próprio plano. Diante de tal questão, faz-se necessário refletir sobre o acúmulo que envolve as garantias constitucionais sobre o tema, o piso nacional e as metas do novo PNE, para defender uma proposta de federalização da carreira docente no país.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.